Meio Ambiente é destaque nos planos de governo dos candidatos de Cascavel

Se implantados, Cascavel terá sustentabilidade ambiental para os próximos 50 anos

16 de outubro de 2020 | 13h37 | Atualizado há 5 dias

PUBLICIDADE
O Portal Catve.com traz aos leitores e eleitores os planos de governo para o Meio Ambiente do município de Cascavel das oito candidaturas a prefeito da cidade. São intenções de implantar vários programas e projetos durante os quatro anos de mandato se obtiver êxito nas eleições, e assim, comandar o município na próxima gestão.

Veja abaixo o que cada coligação registrou junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para o Meio Ambiente do município de Cascavel.

COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA E POPULAR: CASCAVEL DA GENTE PT - PCdoB
Prefeito PAULO PORTO (PT)
Vice-prefeito MARGARETE ROZATTI (PCdoB)


PROPOSTAS PARA O MEIO AMBIENTE

A nossa proposta governamental para o meio ambiente consiste em promover a sustentabilidade socioambiental juntamente a comunidade local na elaboração e execução de ações e projetos ambientais. A presente proposta relativa a ações sobre o meio ambiente de Cascavel, PR, consiste em implantar, implementar e atingir os seguintes ODS:

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. Como parte dos objetivos e sua expressão, implantaremos uma efetiva democratização da gestão pública, com ética, transparência e respeitos aos recursos públicos. Para tal, fomentaremos iniciativas populares e proporcionaremos investimentos na conservação ambiental através de Comitês, Conselhos e Entidades que atuem pela conservação ambiental e de recursos hídricos. Vamos recuperar, com políticas de pessoal os Órgãos Ambientais do município para que cumpram efetivamente o papel ambiental que lhes competem. As propostas para o governo municipal consistem em três grandes eixos: Agricultura Segura; Garantia dos Recursos Hídricos; Turismo Ecológico.


Propostas para uma Agricultura Segura

Barreira Verde: por meio da contrapartida da prefeitura, serão realizados plantios de árvores de origem endêmica nas vias públicas principais e estradas rurais. Já a contrapartida dos agricultores, garantirá o plantio de cinturões de árvores economicamente viáveis, em um sistema temporal rotativo/alternado, para que também gere rendimento, mas também filtro contra agrotóxicos, garantindo assim a minimização da intoxicação aguda e crônica por estes produtos químicos.

Área Livre de Agrotóxico: a exemplo do município de Florianópolis que criou zonas livres de agrotóxicos, por meio da Lei Municipal 140.628/2019, propomos que não haja o uso e armazenamento de agrotóxicos na zona urbana do município de Cascavel.

Merenda Escolar Orgânica: atualmente o cardápio da merenda escolar das escolas do ensino fundamental são elaboradas por nutricionistas, as quais garantem uma composição nutricional balanceada Contudo, a presente proposta pretende manter a boa qualidade da composição nutricional, porém com o uso na merenda escolar de alimentos perecíveis exclusivamente livres de agrotóxico e de alimentos não perecíveis preferencialmente livres de agrotóxico.


Propostas para garantia de Recursos Hídricos.

Rever a legislação que regulamenta os loteamentos, de modo a melhor adequá-la aos princípios de conservação, preservação ambiental e qualidade de vida para a população.

A partir do planejamento urbano, promover a qualidade da habitação e moradia, ofertando possibilidades e alternativas no programa de habitação popular, às famílias que ocuparam áreas de risco ou de proteção ambiental, assim como as ocupações desregradas nas zonas periféricas do perímetro urbano.


Executar obras de recuperação de galerias fluviais.

Tratamento de efluentes com instalação de barreiras de contenção e remoção de dejetos e lixo das calhas das nascentes, arroios e rios da região urbana de Cascavel.

Recuperação das matas ciliares de arroios, rios e de galerias pluviais no perímetro urbano e rural do município.

Tratamento da totalidade do esgoto e destinação correta dos resíduos como fertilizantes de adubação orgânica.

Impermeabilização e canalização dos rios urbanos com aumento da vazão de cheia (sete vezes) e sua frequência; aumento da carga de resíduos sólidos e da qualidade da água pluvial sobre os rios próximos das áreas urbanas.

Promover a proteção e recuperação de nascentes e calhas de rios que abastecem os reservatórios de água potável do município.

Desenvolver programa municipal de incentivo e conscientização sobre o cuidado com a água, tratamento adequado do lixo e esgoto.

Promover a participação popular na construção da política de conservação dos recursos hídricos do município através da criação de Comitês Gestores de Bacias Hidrográficas que compõem nosso município.


Turismo Ecológico

Revitalização do Parque ambiental, retomando seu papel de campo de pesquisa e educação ambiental.

Melhoria e ampliação dos espaços de lazer para a sociedade Cascavelense. Incluídas as pistas de caminhada, as ciclovias, parques e praças.

Constituir rotas de turismo rural sustentável, integrando a produção da agricultura familiar ao circuito do turismo.

Estruturação de uma cadeia produtiva, caracterizada pela compra e venda direta entre produtores das comunidades locais, tendo como referência os pressupostos da economia solidária e do cooperativismo popular, do comércio justo, do turismo de base comunitária, e o modelo de desenvolvimento local sustentável.

Incentivar o turismo ecológico a partir de práticas desportivas como caminhadas, passeios ciclísticos, excursões e outras possibilidades, tendo como horizonte a valorização do nosso patrimônio cultural e biodiversidade.


Coligação DEMOCRATAS (DEM)
Prefeito JUAREZ BERTÉ (DEM)
Vice-prefeito MAURILIO TOZZI (DEM)


MEIO AMBIENTE

Desenvolver um programa de parceria público-privada para melhorias uso do Lago Municipal, Zoológico, parque Vitória, Parque Tarquínio, Ponte Molhada e outras áreas que possam propiciar lazer à população.

Exigir o desassoreamento do lago municipal, por parte da Sanepar, por se tratar do maior depósito de captação de água do município.

Lago Municipal é o cartão postal do município! Está esquecido, vamos resolver!

Construir mais uma pista paralela a já existente no lago municipal, uma para ciclistas e outra exclusiva para prática de caminhadas e corridas!

Adoção de energia renovável nos prédios Públicos. Desenvolver e valorizar a educação ambiental com foco na sustentabilidade.

Reestruturar o programa da Coleta Seletiva, com objetivo do melhor aproveitamento.

Intensificar e ampliar o uso do biogás, nos aterros sanitários do município, gerando energia e consequentemente Renda.

Programa bem estar animal: Credenciamento de clínicas para castração animal de rua.



COLIGAÇÃO "Cascavel Mais humana, Sem Corrupção e Sem Desperdício" - Cascavel pra frente.

Prefeito Paranhos (PSC)
Vice-prefeito Renato Silva (REPUBLICANOS)


SUSTENTABILIDADE/MEIO AMBIENTE

Fortalecimento do Programa "Reciclar é preciso" - Com a consolidação da Rede de Ecopontos para Programa de Coleta e Reciclagem de Resíduos Sólidos.

Implementar políticas de educação ambiental continuada, incentivo à reciclagem de materiais e uso equilibrado dos recursos naturais e energia.

Promover e dar continuidade ao plano de arborização e áreas verdes por meio do levantamento de informações e inventários de arborização urbana e áreas verdes.

Fiscalização e política de redução e destinação de resíduos.

Implantar programas que promovam uma cidade inteligente, sustentável e humana.

Priorizar a construção de novas estruturas com projetos modernos e autossustentáveis.

Adaptação de estruturas públicas com conceito zero energy de eficiência energética e geração de energia solar.

Fortalecimento do "Programa Agricultura Urbana" Continuidade do programa de substituição de lâmpadas existentes por tecnologia LED nos prédios públicos e instalação de painéis solares para captação de energia.

Ampliação da instalação de cisternas para captação de água de chuva em estruturas públicas já construídas e priorizar novas estruturas e construção com conceito ecológico.


Manter as ações do "Programa Cidade Limpa"

Projeto Moeda Verde para ampliar a troca de recicláveis por verduras cultivadas no projeto agricultura urbana.

Adequação de legislação urbanística e de habitação com incentivo à instalação de sistemas de captação de água da chuva (cisternas) e luz solar.

Ampliar a Usina de fabricação de "paver" e calçamento ecológico para regularização de calçamentos nos territórios e lombadas elevadas que fazem parte do "Calçada Boa - Acessibilidade".

Construção dos Eco Parques do Santa Felicidade e do Floresta.

Ampliação e melhoria de parques ambientais e áreas verdes do município com replantio de árvores nativas.

Recuperação de áreas verdes e nascentes em áreas urbanas e rurais.

Fortalecimento do setor de manutenção de parques e praças.

Preservação e restauração de áreas urbanas (fundos de vale), com plantios de plantas nativas.

Implantar projeto de compostagem no aterro municipal.

Continuidade da Implantação do Projeto Território Verde - mudança urbanística e de legislação da região do lago municipal, priorizando a preservação do meio ambiente e criando atrativos turísticos para o município.

Criar Programa Selo Municipal de ambiente Sustentável - Fomentar,por meio de cursos,palestras, capacitações, e prover monitoramento e análise para certificação de práticas de sustentabilidade, bem como premiar por meio da Fundetec e SEMA, o reconhecimento e a promoção de práticas sociais e ambientais adequadas por empresas e entidades, permitindo acesso a Incentivos fiscais,na forma da legislação pertinente.

Projeto Casa Pet - criação de lar temporário para animais abandonados resgatados, por meio de parcerias com os cuidadores e ONGs de animais.


Coligação PRTB
Prefeito MAJOR ARSÊNIO (PRTB)
Vice-prefeito JORGE JERONYMO (PRTB)

MEIO AMBIENTE

Municipalização da Coleta de Lixo


Coligação PDT
Prefeito MÁRCIO PACHECO (PDT)
Vice-prefeita SAMANTHA SITINIK (PDT)

MEIO AMBIENTE

"A sustentabilidade passou a fazer parte da agenda política global e a postura a ser adotada hoje será decisiva para o futuro da humanidade. Tal desafio exige uma ação cooperativa envolvendo governos, empresas, organizações não governamentais e a sociedade em geral". (Cidades Inovadoras - Cascavel 2030).


TRATAMENTO DE RESÍDUOS

Para protegermos, de verdade, o meio ambiente e vivermos efetivamente os conceitos de sustentabilidade, devemos ir além da preservação e recuperação de áreas verdes e da valorização dos recursos naturais. Devemos promover e estimular atividades favoráveis a construção de uma sociedade que contemple os interesses das gerações futuras.


MEIO AMBIENTE É PRIORIDADE ESPECIAL

Promover política pública de conservação efetiva de áreas de nascentes, bem como, preservar o lençol freático e evitar a sua contaminação.

Criar um Programa Permanente de Monitoramento e Gestão das Águas de Cascavel.

Melhorar o acesso, as infraestruturas e a segurança nos parques existentes no município, bem como incentivar a visitação e utilização desses locais por parte da comunidade, com melhoria na iluminação e na segurança desses locais.

Como exemplos de parques a serem melhorados, temos: Parque Ambiental, Parque Tarquínio, Parque Vitória e Lago Municipal.

Promover política de gestão responsável e reduzir, efetivamente, o assoreamento do lago municipal, através de obras que visem eliminar o despejo de resíduos no lago, em parceria com a Sanepar.

Realizar trabalho conjunto com a Sanepar para erradicar o despejo de esgotos irregulares e entulhos nos rios da cidade.

Promover estudos e planejamento no sentido de criar novos reservatórios naturais de água a fim de aumentar a capacidade de armazenamento e captação de água para momentos de crise hídrica.

Promover a educação ambiental nas escolas e incentivar a realização de campanhas educativas, inclusive em parceria com o terceiro setor.

Criar políticas públicas de conscientização da população, sobre uso consciente e separação adequada do lixo doméstico, visando a redução do volume enviado ao aterro sanitário.


GESTÃO AMBIENTAL

Promover Política de conscientização e incentivo para o descarte adequado de medicamentos vencidos e outros insumos da rede de saúde, com vistas à prevenção de doenças, preservação do meio ambiente e redução de agravo.

Criar mecanismos de orientação e estímulo a iniciativas sustentáveis, tais como, construções verdes, uso de energias alternativas e inovações industriais, para o aumento da eficiência energética e práticas de produção limpa.

Rever os procedimentos e rotinas na Administração Municipal, visando eliminar desperdícios em todos os setores, dando exemplo de redução de consumo e reaproveitamento de materiais.

Manter e fortalecer as cooperativas e associações de catadores de material reciclável, incentivando e oportunizando novas tecnologias, estruturas e métodos humanizados.

Rediscutir o contrato com a Sanepar, coordenar e fiscalizar a qualidade dos serviços prestados, bem como, reavaliar a responsabilidade da empresa na preservação das fontes abastecedoras de água para o município, visando uma melhor gestão no uso de suas atribuições.

Estabelecer meta de desmatamento zero para remanescentes de ambientes naturais, através de políticas de conscientização e incentivo para preservação de áreas naturais em propriedades privadas.

Aumentar as áreas verdes do município, colocando em prática o plano já existente de Arborização do Município.

Recuperação das Matas Ciliares (beiras de Rios), em todos os rios e córregos do Município.

Trabalho de conscientização e mobilização dos moradores para, em conjunto com a prefeitura, definir políticas consensuais que envolvam a preservação de áreas verdes, drenagem e destinação de resíduos sólidos.

Incentivar projetos de inovações técnicas para a captação e uso das águas de chuva (implantação de cisternas).Elaborar políticas públicas que promovam o consumo consciente, principalmente na gestão de resíduos sólidos, priorizando os princípios de proteção da saúde individual, pública e da qualidade ambiental.

Criar convênios com a Itaipu, Sanepar, Copel e Cooperativas, para reduzir o assoreamento dos rios com políticas de manejo adequado nas áreas agrícolas, bem como a readequação das estradas rurais.

Estimular a criação de um centro de capacitação de profissionais em tecnologia e gestão ambiental urbana em parceria com as Universidades.

Controlar o uso de agrotóxicos nas áreas próximas às áreas urbanas, às nascentes e rios.

Promover e aperfeiçoar as políticas públicas referentes aos níveis de impermeabilização do solo e buscar soluções para aumentar a capacidade de absorção natural da água no espaço urbano, bem como, os níveis de contaminação do solo, identificando pontos de riscos e suas causas.

Criar campanhas educativas junto à população com o objetivo de reduzir a produção de resíduos, orientando quanto ao consumo consciente e a separação dos materiais recicláveis.

Criar uma equipe permanente, orientando a Educação infantil do município, sobre conscientização ambiental e separação correta do lixo.

Criar políticas de integração do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM), nas diretrizes da Secretaria do Meio Ambiente.

Construir Parques Lineares (lagos), junto aos rios e fundos de vales da cidade. Tendo como referência o conceito ambiental, que proporciona proteção às nascentes e águas subterrâneas, para assim prevenir-se de enchentes. Aliando-se a esse conceito, a criação de espaços para o lazer e confraternização. Meta: um lago por ano.


PROJETOS DE EDUCAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E ENERGIAS RENOVÁVEIS

Incentivar a implantação de projetos de captação de energia, com painéis fotovoltaicos (Energia Solar).

Criar parcerias com a secretaria de Agricultura, Emater e IAP, visando à implantação do projeto Horta Comunitária.

Criar, através de parcerias entre Emater, Itaipu e Cooperativas, um Projeto de Preservação das Nascentes na área Rural.

Implantar sistema de painel fotovoltaico, em todos os prédios públicos (com incentivo também aos prédios particulares) a serem construídos pelo município e realizar estudos sobre a viabilidade de implantação da mesma política de captação de energia solar nos prédios públicos existentes.

Implantar sistema de cisterna para aproveitamento da água de precipitação (chuva) nas edificações públicas (com incentivo também às edificações particulares) que serão construídas e realizar estudos sobre a viabilidade de implantação da mesma política de captação de água das chuvas nos prédios públicos existentes.

Realizar estudos para a viabilidade de implantação de uma usina de geração de energia a partir da incineração do lixo. Criar o departamento de praças e jardins.

Criação do Comitê de Bacia Hidrográfica (principalmente do Rio Cascavel). Realizar a Compostagem e aproveitamento do gás dos Resíduos Domésticos de Cascavel (200 toneladas/dia).

Retomar o Projeto da Escola de Reciclagem de Cascavel (Brinquedos, material didático, instrumentos musicais).


Coligação: "Cascavel, você decide!"
Prefeita INÊS DE PAULA (PROGRESSISTAS)
Vice-prefeito LÉO MION (SOLIDARIEDADE)


SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

Uma população feliz é aquela que tem, sobre tudo, qualidade de vida. Poder frequentar parques da cidade e ter a consciência ambiental de preservação do que é de todos. Sendo assim, vamos fortalecer projetos de arborização de Cascavel, principalmente em regiões que atualmente foram mais prejudicadas.

Valorização e preservação de todos os parques e aumentar a guarda para segurança de todos os cidadãos que frequentam estes ambientes.

Fortalecimento dos projetos de reciclagem.

Cidade limpa, promovendo campanhas de conscientização para uma cidade mais limpa e bonita para todos.

Implantação de programas de sustentabilidade e meio ambiente nas escolas.

Fomentar a Geração Eólica, tendo em vista que o município de Cascavel tem a propensão de grandes ventos.

A energia Eólica tem um grande potencial para a geração de empregos, fomentando principalmente os pequenos agricultores familiares, o que vai de encontro com a energia limpa e sustentável.

Avançar no cuidado com os rios e nascentes de Cascavel.


Coligação RENOVA CASCAVEL
Prefeito EVANDRO ROMAN (PATRIOTA)
Vice-prefeito GUSTAVO FERLIN (PSL)


MEIO AMBIENTE/ SUSTENTABILIDADE

Desenvolver e valorizar a educação ambiental com foco sustentável;

Ampliar a política municipal de destinação e tratamento de resíduos sólidos;

Instalar e cuidar da manutenção das lixeiras de coleta seletiva;

Garantir a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente;

Continuar fortalecendo a gestão ambiental do município;
Ampliar o Programa de Coleta Seletiva e Reciclagem, em especial com a adoção de ações de estímulo à população;

Promover a recuperação de recursos naturais, matas ciliares e áreas degradadas;

Ampliar o programa de arborização pública municipal;

Intensificar ações de fiscalização ambiental integradas aos demais órgãos ambientais;

Ampliar a educação ambiental na rede municipal de ensino;

Preservar as áreas de proteção aos mananciais, compatibilizando o uso econômico e social com a recuperação do passivo ambiental;

Melhorar a infraestrutura e os serviços nas áreas de proteção aos mananciais sem afetar a sustentabilidade ambiental;

Estimular e apoiar parcerias e iniciativas próprias da comunidade e organização da sociedade civil para a requalificação ambiental de áreas públicas e privadas, incentivando a prática de conservação;

Ampliar os meios de acesso às informações que conduzam à identificação e solução de problemas ambientais;

Plano Municipal de Preservação de Nascentes, Córregos e Rios;

Implantar Parques Lineares em Fundo de Vales;

Promover ampla Campanha Educacional Ambiental;

Implantar o Hospital Veterinário Público;

Implantar o Programa IPTU VERDE;

Implantar Usina Híbrida de energia no lago municipal;

Ampliar o programa de blindagem dos rios que cortam o município;

Implantar o Programa PEV (Pontos de entrega voluntários), pontos estratégicos para coleta de materiais no município;

Inserir a Secretaria de Meio Ambiente no Programa Municipal de Smart City.

Aplicar boas práticas no controle do consumo de energia dos próprios públicos e iluminação pública;

Adotar a geração de energia renovável própria, local ou remota, para suprir consumo dos próprios públicos e mobilidade elétrica (Própria e transporte público);

Incentivar o serviço de transporte público coletivo e individual para migrar, gradualmente, para a mobilidade elétrica;

Incentivar a reciclagem de resíduos sólidos da construção civil.


SANEAMENTO AMBIENTAL

Implantar redes coletoras e estações de tratamento de esgoto nos núcleos urbanos, visando a interceptação e o tratamento de efluentes em áreas protegidas ambientalmente e/ou distantes das redes instaladas em parceria com a SANEPAR;

Firmar novos contratos de concessão de água e esgoto que contemplem o remanejamento das estações de tratamento de esgoto do perímetro urbano;

Dar continuidade à política de redução de perdas na produção e distribuição de água;

Firmar novos contratos de concessão de água e esgoto que contemplem o abastecimento pleno, não tendo a possibilidade de faltar água para uso humano ou para produção, prevendo os investimentos necessários para os piores cenários de consumo e crescimento populacional.


Coligação AVANTE
Prefeito CARLOS MORAES (AVANTE)
Vice-prefeito SAMOEL MATTOS (AVANTE)


MEIO AMBIENTE

Proteger as 1772 nascentes georreferenciadas, construindo uma proteção definitiva.

Proteção dos 13 pequenos rios, através de barragens e contenção do lixo gerado no perímetro urbano, atualmente levado pela enxurrada para os leitos de nossos rios.

Projetos em parceria com clubes de serviços e ONGs para o plantio de árvores no perímetro urbano, reposição da mata ciliar dos nossos rios e preservação do meio ambiente como um todo.

Desassoreamento profundo do Lago Municipal de Cascavel.

Fortalecer Fundo Municipais de defesa e proteção de animais e implantar novas políticas de proteção.
Luiz Nardelli/Laís Lainy
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM