Blogs & Podcasts | Luiz Nardelli

Quem substituirá Paranhos na Prefeitura em 2025? - por Luiz Nardelli


Quais destes pretensos candidatos subirá o "elevador" para o 3º piso do Paço Municipal de Cascavel em 2025? Esta é uma resposta que não temos como saber, pois, é a população que vai escolher aquele que, nas convenções partidárias, conseguirá ter o nome aprovado pelos correligionários do partido ou federação.

AINDA QUE...

... em ano pré-eleitoral, a ladainha dentro dos partidos e grupos políticos é a mesma. Fulano e/ou sicrano será eleito, dizem eles! Mas quais dos nomes abaixo tem reais condições de vencer o pleito eleitoral de 2024?

TODOS

A relação abaixo mostra que todos já disputaram eleições, ou seja, já foram testados nas urnas. Alguns com êxito, outros nem tanto. O estranho disso tudo é que de todos os nomes citados até o momento para substituir Paranhos na próxima gestão, não existe um nome "novo" da política Cascavelense: todos são "figurinhas carimbadas" da política nativa. 

POR CONSEQUÊNCIA 

Por consequência da legislação eleitoral, por si só esta relação de nomes para disputa da Prefeitura em 2024 diminuirá. Alguns desistirão, outros são membros partidários da mesma sigla e a legislação não permite dois candidatos ao mesmo cargo na majoritária, quando filiados ao mesmo partido. Existem ainda nomes desta lista que poderão ser escolhidos para ser o candidato a vice-prefeito, em uma ou outra chapa. 

Edgar Bueno - Ninguém pode negar que Edgar Bueno (ainda no PROS) conquistou ao longo dos tempos, desde 1992, quando disputou sua primeira eleição, um patrimônio político invejável e inquestionável. Todavia, isto não significa que sua eleição para o 4º mandato de prefeito seja coisa fácil. Qual será o discurso? Ser por ser? Quem já passou pelo cargo e não fez, será que fará se tiver uma nova possibilidade? Eis o mistério.

Renato Silva - Vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva (Republicanos) também exerceu outras funções públicas. Foi presidente do Legislativo Municipal quando vereador, foi secretário do Município em várias gestões de outros mandatários, e também já disputou o cargo de prefeito sem êxito. Será que Renato, que quer ser "ungido" pelo povo para chegar a prefeitura, conseguirá seu intento? Ainda que cedo, Renato não demonstra ações políticas para pleitear o cargo no momento. Mas tem que ser colocado como candidato. 

Marcio Pacheco - Deputado no terceiro mandato, Marcio Pacheco (Republicanos) disputa vaga dentro do partido com Renato Silva, para ser o escolhido. Pacheco foi vereador e presidente da Câmara no início de sua carreira política. Foi candidato a prefeito por duas vezes, e em ambas ocasiões, perdeu para Paranhos, vaga que pleiteia nestas eleições. Será que terá a vaga dentro do Republicanos?

Gugu Bueno - Ex-vereador e presidente da Câmara de Cascavel, Deputado Estadual no exercício do mandato, Gugu Bueno (PSD) é um estrategista da política. Pode se dizer que Gugu Bueno é um entusiasta na função que exerce em favor dos Municípios. No momento, ainda não está propagando sua candidatura a prefeito como outros tantos, mas vai depender de articulações com outros grupos para estar em reais condições de buscar o posto de líder máximo de Cascavel. 

Rômulo Quintino - Vereador de três mandatos, suplente de deputado estadual, Rômulo Quintino (PL) vem trabalhando na possibilidade de disputar o cargo de prefeito, em 2024. Exercendo função no Governo do Estado, licenciado da Câmara no momento, Rômulo vem, junto aos correligionários do partido, analisando a possibilidade de estar candidato em 2024 para prefeito de Cascavel. 

Alécio Espínola - Um cidadão que veio de baixo, de bóia fria na juventude, à Presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel por três biênios consecutivos. Alécio Espínola (Podemos), Vereador de dois mandatos, tem percorrido os bairros de Cascavel com a disposição de colocar seu nome à população, para ser prefeito de Cascavel. Alécio espera o apoio de Paranhos para sua candidatura, já que nutre uma amizade de "irmão" com o Prefeito há anos. Se vai conseguir emplacar o nome como candidato a prefeito, é uma outra situação, mas fé, esperança e trabalho, não faltam para ele. 

Evandro Roman - Deputado Federal de dois mandatos, candidato a prefeito de Cascavel na última eleição, Evandro Roman (PP) continua sendo um dos nomes de grande representatividade na comunidade Cascavelense. Ainda que não tenha conseguido êxito nas duas últimas eleições, para prefeito e para deputado federal, Roman não desistiu da possibilidade de buscar o cargo maior do município. Tem dentro do Partido Progressistas, a indicação do nome para a disputa. Roman tem utilizado a ocultação da propagação do nome, mas informações dão conta que será candidato a prefeito para substituir Paranhos. 

Henrique Mecabô - O jovem e promissor político Cascavelense, Henrique Mecabô (Podemos), foi testado nas urnas na última eleição com a candidatura a deputado federal. Com mais de 15 mil votos em Cascavel e cerca de 28 mil no Estado, Mecabô tem o nome citado para prefeito em todas as pesquisas realizadas até o momento. Se vai ser candidato a prefeito, a vice ou a vereador é uma incógnita. Mas sua base de apoiadores quer vê-lo candidato a prefeito. 

Professor Lemos - O deputado estadual de quatro mandatos, Professor de profissão, sindicalista e atuante na Assembleia Legislativa do Paraná, Professor Lemos (PT), já disputou a prefeitura de Cascavel em 2012, obtendo uma grande votação no segundo turno contra Edgar Bueno na ocasião. Professor Lemos pode vir a disputar a cadeira de prefeito de Cascavel. Ele não confirma, mas membros do PT local o querem candidato na eleição do ano que vem.

Ernani Pudel - Candidato a prefeito em 1992, ficando em segundo lugar naquele pleito, eleito deputado estadual em 1994, Ernani Pudel (PT) tem o nome citado dentro do Partido dos Trabalhadores para que, se Lemos não for o candidato, Ernani Pudel poderá ser o escolhido para disputar a prefeitura. Ainda que as definições só ocorrerão em março do ano que vem, há no partido, o ex-vereador Nestor Dalmina, para disputar o cargo caso necessário.

Paulo Porto - Ex-vereador de dois mandatos, Paulo Porto (PT) atualmente exercendo função na Itaipu Binacional era o nome certo da federação PT, PV e PCdoB, até há pouco tempo para ser o candidato a prefeito. Nos bastidores, mesmo que negado pela direção municipal do PT e por ele próprio, dificilmente deixará a Itaipu para concorrer mais uma vez a prefeito de Cascavel. Então fica a dúvida: será ou não candidato?

Juarez Berté - Presidente da Câmara de Vereadores por dois biênios, dois mandatos de vereador, ex-secretário Municipal de Esporte, Meio Ambiente e ex-presidente da Cohavel, Juarez Berté (PL), foi candidato a prefeito na eleição passada e no momento participa, junto com o Grupão, das discussões de um nome que possa buscar a prefeitura de Cascavel em 2024. O currículo de Berté é de vasta experiência pública, todavia, somente isto não basta. Segundo ele, tem de ter votos e a compreensão dos eleitores, também não está descartada a possibilidade de uma vice na chapa deste mesmo grupão. Caso seja o escolhido, Berté diz estar pronto para a disputa.  

Beto Guilherme - Ex-suplente de deputado estadual em décadas passadas, Beto Guilherme (PSD), exercendo a função de superintendente da ACESC (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel), nas duas gestões de Paranhos, pode ser o escolhido do partido em Cascavel para a disputa da Prefeitura. Caso Gugu Bueno não venha a ser candidato por questões outras, Beto Guilherme poderá ser o indicado nas convenções.

Mas este assunto é somente para o próximo ano, ele mesmo comenta!

Outros nem tantos:

Abaixo a relação de possíveis candidatos a prefeito. Porém a construção de uma candidatura, depende muito do quadro futuro. 

Batatinha - Deputado estadual de 1º mandato, Batatinha (MDB) provou nas urnas ser detentor de uma grande votação, porém, para prefeito, envolve muitas situações que não dependem somente do eleitorado. A costura para isso tem de passar pelo crivo dos interesses partidários e de entidades.

Frangão - Com sete mandatos de deputado federal, vereador em Cascavel nas décadas de 80 e 90, Presidente da Câmara de Vereadores na época, político popular. Foi candidato a prefeito em 1996 e tem o nome veiculado como candidato na eleição do ano que vem. Mas ele mesmo declara que não será candidato a prefeito.  

Coronel Lee - Policial militar da reserva, Coronel Lee (DC) exerceu um mandato de deputado estadual e por consequência tem o nome para disputa da prefeitura no próximo ano. Mas não tem propagado o nome para tal. Mesmo aparecendo nas pesquisas de intenção de votos quando realizadas neste início de ano.

Giacobo - Deputado Federal de seis mandatos, Presidente Estadual do PL, Giacobo tem debatido junto ao diretório municipal um nome para disputa das eleições do ano que vem. Segundo informações, o PL de Cascavel terá candidatura a prefeito. Caso não seja Rômulo Quintino, ele próprio colocará o nome para disputa. Porém, antes disso terá de transferir seu domicilio eleitoral para Cascavel, já que no momento está vinculado ao PL de Foz do Iguaçu. 

Adelino Ribeiro - Figura como pré-candidato a prefeito nas pesquisas que ora são realizadas, Adelino Ribeiro, ex-vereador de Cascavel, deputado estadual de três mandatos e suplente na atual legislatura, aparece como pleiteante ao cargo. Alguns dizem que ele será candidato a vice em alguma das chapas que serão formadas. Uma incógnita sobre o futuro político de Adelino nas eleições de 2024.

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de Luiz Nardelli
Últimas postagens de Luiz Nardelli