Blogs & Podcasts | Luiz Nardelli

Quando abril de 2024 chegar, esvaziamento ocorrerá na Prefeitura de Cascavel


Falta menos de um ano para começar os prazos para candidatura de quem já ocupa cargo público. Os pretensos candidatos a vereadores, prefeito e vice, que ora estão em função pública nos cargos de ordenadores de despesas, tais como secretários, deverão se desincompatibilizar da função para estarem aptos a disputa. 

A lei eleitoral prevê a necessidade de desincompatibilização, ou seja, de que candidatos se afastem de cargos públicos. No caso, as eleições de 2024 ocorrerão em 6 de outubro, ficando assim, a data para desincompatibilização em 6 de abril do próximo ano. 

FILIAÇÕES

Ainda que seja cedo para abertura da janela eleitoral para filiações e mudanças de partido aos futuros candidatos que ocorrerá de 6 março até 6 de abril de 2024, principalmente para aqueles que detém cargos eletivos (vereadores) para migrar para outra sigla, é importante se atentar ao fato, já que muitos que atualmente ocupam cargos de 1º escalão na Prefeitura de Cascavel devem ser candidatos. 

OUTROS

Outros têm um prazo maior para desincompatibilização, quatro meses antes do pleito. Como é o caso de superintendente, presidentes de autarquias e cargos de diretores e gerentes. Já no caso de servidores concursados e assessores, sejam do Legislativo ou Executivo, o prazo é de três meses antes das eleições.

PROVÁVEIS SECRETÁRIOS CANDIDATOS

Deve se desincompatibilizar do cargo de secretários até 6 de abril de 2024 para concorrer a uma cadeira de vereador e/ou candidatos a prefeito ou vice, os seguintes atuais secretários: Carlinhos Oliveira Secretário de Esportes, Descirrê Doneda Chefia de Gabinete, Edson Queiroz da Fundação de Esportes, Edson Zorek Procurador Geral do Município, Hudson Moreski Secretário de Assistência Social, Nei Haverot Secretário do Meio Ambiente, Marcia Baldini Baldini Secretária de Educação, Hivonete Piccoli Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Walter Parcianello Secretário do Território Cidadão, Miroslau Bailak, Secretário de Saúde.

OUTROS SETORES

Com prazo de quatro meses antes da eleição, terá de se desincompatibilizar, para ficar livre e assim poder concorrer, Beto Guilherme Superintendente da Acesc, Pedro Martendal Coordenador do PROCON/Cascavel e Vinícius de Lima Boza Presidente da Cohavel. Ainda há vários outros nomes que exercem cargos de diretores e gerentes na Prefeitura de Cascavel. 

ESVAZIAMENTO

Não há como não dizer que ocorrerá um esvaziamento na Prefeitura de Cascavel quando o término do prazo de desincompatibilização das funções públicas chegar em 2024. Quem sobrará para apagar as luzes das secretarias? Quem serão os Super Secretários que acumularão funções em duas ou mais secretarias? Ou então, quem serão os escolhidos para as vagas dos desincompatibilizados? Servidores de carreira? Novos nomes de livre nomeações? Só quando abril de 2024 saberemos. Até lá, tem muita água para passar debaixo desta ponte ainda!

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de Luiz Nardelli
Últimas postagens de Luiz Nardelli