Blogs & Colunas | Luiz Nardelli

Por que votar em candidatos de Cascavel e região? - por Luiz Nardelli


O voto útil é um dos requisitos que mais ouvimos falar em época de eleição estadual. A pergunta é: o que é o voto útil senão escolher representantes locais e/ou regionais? Explico: votar em candidatos de outras regiões é válido, todavia, quando no envio de recursos estes "paraquedistas" de outras regiões sequer terão os olhos voltados para os municípios que não fazem parte de seu "curral" eleitoral. Embora os digníssimos pseudos representantes "paraquedistas" não vejam assim.

CASCAVEL

O município de Cascavel emplacou mais de 40 possíveis representantes na Assembleia Legislativa do Estado e na Câmara Federal. Os pedidos de registros de candidatura junto ao TSE, da maioria desses candidatos, ainda aguardam o deferimento do Tribunal. Todavia, não faltará opção para que os eleitores do Município façam suas escolhas com os devidos critérios e tenham representantes efetivos nos dois parlamentos.

REGIÃO

Se buscarmos todos os candidatos das regiões Oeste e Sudoeste do Estado, o número de candidatos para as duas esferas - Estadual e Federal, passa de 80 na disputa por cadeiras e, assim, se tornar representantes da população.

"PARAQUEDISTAS"

É uma palavra bastante usada em período eleitoral quando candidatos de outras regiões buscam votos e "parcerias" com lideranças de Cascavel e região. Porém, se voltarmos ao passado - em eleições anteriores, quantos desses que levaram os votos dos Cascavelenses, Toledanos e de toda população da região, tiveram olhares para o envio de verbas para os municípios em questão? Muito pouco né? Então, é hora de buscarmos o voto útil para candidatos úteis, e não para aqueles que aparecem por aqui de 4 em 4 anos tentando levar os votos, em detrimento daqueles que são os dignos representantes de Cascavel e Região. 

CANDIDATO ÚTIL

O que seria candidato útil? Respondo: candidato útil é aquele que já conquistou benefícios para os Cascavelenses e Oestinos, e fez o que a população esperava: trouxe recursos para os Municípios que depositaram votos de confiança para que dias melhores à sua comunidade pudessem ser alcançados. Embora sejamos sabedores de que muitos levaram um "balaio" de votos de nossa população, mas o retorno de suprir as necessidades do desenvolvimento dos municípios, até o momento, nada constou. Candidato útil é aquele que fez, faz e fará quando está como representante de nosso povo. O resto? Bem, o resto está apenas preocupado em alcançar benefícios próprios. 

O EGO DE ALGUNS

Temos de fato, em nossa região, candidatos a deputado federal e estadual de todo tipo que se possa imaginar. Temos aqueles do "EGO FLUTUANTE" - ser para satisfazer o ego. Então, é importante também, de quando analisar o candidato para ser o seu representante, ver o passado e o presente de cada um. O que trouxeram de benefício para sua comunidade ou para seus municípios. Vejo alguns candidatos que sequer sabe o que de fato é ser um parlamentar. Alguns estão candidatos para satisfação do "EGO". Outros por imposição partidária, mas sem nenhuma chance de chegar ao cargo almejado. É hora de pensarmos e analisarmos os nomes para depois não cobrar do setor público benefícios que jamais serão encaminhados por aqueles que estão somente atrás de se beneficiar, seja com o poder, seja com os benefícios que os cargos lhe darão. 

A ESCOLHA

A escolha é livre, mas o pior candidato que podemos ter é o candidato "analfabeto político", o que vemos aos montes nesta eleição.

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de Luiz Nardelli
Últimas postagens de Luiz Nardelli