Blogs & Colunas | Luiz Nardelli

Mesa diretora da Câmara terá renovação de 60% para o próximo biênio


A Câmara de Cascavel antecipou a votação da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024, para o início de julho. Foram dias de articulação daqui e dali até que, na terça-feira, 5, a resolução para formação da Mesa Diretora para o próximo biênio foi votada em plenário.

Assim como a nova composição para o novo Biênio das 12 Comissões permanentes do Legislativo.

CHAPA ÚNICA

Quando tudo corria para ter apenas uma chapa na disputa, permanecendo a maioria dos membros atuais na chapa para a reeleição, eis que a Vereadora Beth Leal (Republicanos), iniciou uma articulação para uma possível formação da segunda chapa para concorrer. Foram poucos dias, mas fez com que a então única chapa a ser registrada, mudasse a estratégia e iniciou-se o corre-corre nos bastidores do Legislativo.  

REUNIÕES

Foram algumas reuniões realizadas inclusive um encontro dos vereadores membros da Pastoral Política da Igreja Católica, para tentar um alinhamento, o que não ocorreu naquele momento. Todavia, um novo grupo foi formado e Beth Leal acabou ficando com a minoria de membros para que pudesse montar a chapa. Como na política tudo o que é no momento muda na sequência, o grupo criado com vereadores, parte deles membros da Pastoral Política Católica, reuniu-se no final da tarde de segunda-feira, a portas fechadas, com o Presidente Alécio Espínola, e a chapa encabeçada por ele para a reeleição teve mudanças.

RENOVAÇÃO

Com as articulações na segunda-feira, que adentraram a noite no gabinete do Presidente, nomes que estavam certos foram substituídos pelos indicados pelo grupo criado de última hora. Josias do Interlagos (MDB), Rômulo Quintino (PL) e Beth Leal (Republicanos), ficaram fora da nova composição. Entrando em seus lugares: Vereador Melo (PP), na 1ª vice-presidência, Valdecir Alcântara (Patriota), na 2ª vice-presidência e Sadi Kisiel (Podemos), na 2ª Secretaria, permanecendo o Vereador Aldonir Cabral (PL), na 1ª secretaria e o atual Presidente, Vereador Alécio Espínola (PSC), na presidência. Com isso, 60% da Mesa Diretora será renovada para o próximo biênio.

 MOMENTOS ANTES

Mesmo com a minoria a Vereadora Beth Leal lutou na formação de uma segunda chapa até minutos antes da sessão. Porém, sem êxito, já que a maioria daqueles vereadores que estavam no grupo de Beth, migrou para o lado da chapa de Alécio Espínola. O que acarretou na impossibilidade de aglutinar cinco nomes para compor uma chapa para concorrer.

ELEITA

Passados os perrengues, a votação teve início e com 20 votos favoráveis e um contrário, foi eleita a chapa (1) e única registrada para o biênio 2023/2024, com início de mandato desta nova Mesa Diretora previsto para 1º de janeiro de 2023.

COMPOSIÇÃO

COMPOSIÇÃO

  • Presidente - Vereador Alécio Espínola
  • 1º vice-presidente - Vereador Melo
  • 2º vice-presidente - Vereador Valdecir Alcântara
  • 1º Secretário - Aldonir Cabral
  • 2º Secretário - Sadi Kisiel
  • Vereador Pedro Sampaio continua na liderança do governo para o próximo biênio e o Vereador Dr. Lauri como Vice-líder de Governo.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de Luiz Nardelli
Últimas postagens de Luiz Nardelli