Blogs & Podcasts | Luiz Nardelli

Minirreforma político-partidária termina com baixa adesão dos partidos


Terminou nesta terça-feira, 31, o prazo para formação de federações partidárias para as eleições de 2022. Apenas três federações foram registradas no TSE - Tribunal Superior Eleitoral.

PARTIDOS FEDERADOS

A federação que tem PT, PCdoB e PV, passa a somar 68 deputados na Câmara. Enquanto a federação formada pelo PSDB e Cidadania, passará a contar com 27 deputados na bancada da Câmara. A terceira, formada por PSol e Rede Sustentabilidade, contará com 10 deputados.  

SETE PARTIDOS

Dos 32 partidos com registros junto ao TSE apenas sete partidos optaram pela federação partidária. Número bem abaixo da expectativa dos analistas políticos do Brasil. 

VÔO SOLO

A dinâmica da próxima eleição, com a implantação da federação partidária, parece não ter atraído de forma congênita os dirigentes partidários e tão pouco os políticos em cargos eletivos. 25 partidos decidiram continuar em vôo solo, ou seja, escolherão os candidatos à eleição majoritária, do Brasil e dos Estados, conforme os interesses políticos e estatutários, não sendo obrigados, pela federalização, em apoiar este ou aquele candidato majoritário, deixando os partidos locais escolherem a quem apoiarão. Tal decisão se deve a que em muitos estados e municípios há divergências locais entre partidos aliados na esfera nacional. 

NEGOCIAÇÕES

Mesmo com a minirreforma político-partidária sendo realizada, o certo mesmo é que a "brecha" para negociação de apoios nas eleições vai continuar. Os "caciques" perpétuos nos cargos de presidentes dos partidos - que mais parecem firmas, continuarão exercendo o poder de negociações de apoios nas eleições. Com isso, nada mudou! "Tudo parece como dantes no quartel de Abrantes".

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de Luiz Nardelli
Últimas postagens de Luiz Nardelli