BLOG DO
Luiz Nardelli

Coronavírus - Um carnaval fora de época

26 de Março de 2020 | 10h28 | Atualizado há 72 dias

Este Blog vem acompanhando diariamente todas as medidas tomadas pelos gestores públicos do Brasil, Paraná e do município de Cascavel. Então, não poderia me furtar em fazer algumas colocações que, poderá ser doloroso para muitos, todavia, meus seguidores das redes sociais, telespectadores, ouvintes e leitores do blog, na sua maioria, entenderão as minhas colocações, ou não! Mesmo assim, elas servirão para uma reflexão sobre as medidas tomadas e suas consequenciais contra a proliferação do Coronavírus.

EM CASCAVEL

Na quinta-feira (19) iniciou em Cascavel a implantação de Decretos municipais com algumas medidas a serem seguidas pela população e empresários. Pois bem, após as normativas que ao longo deste período foram sendo incrementadas, como o toque de recolher, fechamento do comércio para não haver aglomeração de pessoas e outras que ajudaram até o momento, a não proliferação do COVID-19.

ESTARDALHAÇO

Há uma semana do primeiro decreto do prefeito municipal, eis que a chiadeira tomou conta de boa parte daqueles que ainda não entenderam o quão importante é a SAÚDE de uma comunidade. Críticas de todo modo. Empresários alegando falência. Outros alegando que não terão dinheiro para pagar funcionários e outros navegando na Pandemia do Coronavírus, aproveitando o momento para fazerem o que sempre fizeram (...).

CARNAVAL 2019

Neste ano, tivemos o carnaval, quantos desses comerciantes que hoje reclamam do fechamento, abriram suas portas? O tal do feriado prolongado em que, além dos 4,5 dias e meio que estiveram fechados, somados com aqueles que emendaram a semana pós o carnaval quebraram? Bastou uma normativa pública, para que as reclamações de falências viessem a tona.

CARNAVAL DIFERENTE

Então questionamos: Este isolamento que ora passamos, qual a diferença para o carnaval? Vejo que a única diferença é tão somente a proibição de aglomerações de pessoas e a viagens que não acontecem. O resto, parece-me tudo igual. Inclusive com uma ligeira vantagem, a população não gasta aquilo que não tem.

QUEBRARAM?

Analisando as duas notas acima: Qual desses empresários quebraram por não comercializar seus produtos na semana do Carnaval? Agora as medidas implantadas em Cascavel para isolamento tentando conter a proliferação do COVID-19 que não completou uma semana ainda, já quebrou ou vai quebrar muitas empresas? Aos poucos podemos conhecer quem os empresários que se não ¨sugar¨o suor ou o dinheiro de seu povo, não consegue viver.

ESTUDOS

Com os decretos de quarentena e outras medidas aplicadas em Cascavel para conter a proliferação do Coronavírus chegando ao fim (7 dias), O prefeito Paranhos e Membros do COE, vem se reunindo na montagem de estratégias para retomada econômica do município. Provavelmente para segunda-feira, já teremos algumas novidades sobre a abertura de alguns comércios.

FEIRA DO PRODUTOR

Uma das pautas discutidas na Prefeitura é a abertura da feira do Produtor. O prefeito estuda propor ao COE, a abertura da feira para que os produtores rurais possam comercializar seus produtos (hortifrúti). Seria no antigo terminal de passageiros Oeste, onde o comprador puderá comprar os produtos sem aglomeração. Também salvaria os produtos nas lavouras que já estão passando do tempo da colheita. Mas como disse, ainda em Estudo.

FUI !!!

"Procure ser o empregado que gostaria de ter se você fosse o patrão. E procure ser o chefe que gostaria de ter se você fosse um subordinado" autor Glauber Lima.

VEJA TAMBÉM