Esporte

Nos pênaltis, FC Cascavel vence o Operário e está na final do Campeonato Paranaense 2023

André Luiz, com grandes defesas e pegando dois pênaltis, novamente foi destaque na classificação da Serpente


Imagem de Capa

Foto: Assessoria FC Cascavel

Mais uma vez o FC Cascavel sofreu uma enorme pressão jogando fora de casa pelo Campeonato Paranaense. O Aurinegro enfrentou o Operário pela segunda partida da fase semifinal e no Germano Krüger o Fantasma assustou de todos os jeitos. Com o estádio completamente lotado e tendo que vencer por dois gols de diferença para ficar com a vaga na final do Estadual, o time de Ponta Grossa se lançou ao ataque. 

O técnico Rafael Guanaes escalou um time diferente do primeiro jogo para deixar o Operário mais ofensivo para o segundo jogo da semifinal com o FC Cascavel. Na frente ele começou com Raphael Lucas e Rafael Oller, que entraram nas vagas de Marco Antônio e Lucas Hipólito. No sistema defensivo, sem Borech expulso no confronto de ida, o treinador optou por Jonathan Costa. 

Com Lucas Coelho e Jacy recuperados de lesões, a Serpente também iniciou com um time diferente. Os dois foram titulares e Ferrugem e Juninho ficaram à disposição no banco de reservas. Apesar da pressão do adversário o time ficou mais compacto e com o Coelho segurando um pouco mais a bola no ataque. 

No primeiro tempo foram sete finalizações e o goleiro André Luiz, com grandes defesas novamente, ajudou a segurar o empate. Na segunda etapa o FC Cascavel até conseguiu colocar um pouco mais a bola no chão e chegou ao gol do Operário. 

Só que aos 32 minutos a pressão dos donos da casa deu resultado. Luidy, que tinha entrado a pouco tempo no jogo, fez jogada individual e na sequência pegou o rebote para fazer 1 a 0 Fantasma. Empurrado pela torcida o Operário aumentou a pressão e por muito pouco não chegou ao segundo logo depois. No entanto, o placar não mudou mais. Com a vitória do FC Cascavel no primeiro jogo por 2 a 1, a decisão da vaga para a final foi para os pênaltis. 

Nas cobranças diretas o FC Cascavel foi mais eficiente e venceu por 6 a 5, chegando a sua segunda final de Campeonato Paranaense.Robinho, Lucas Batatinha, Gama, Willian Gomes, Renanzinho e Ferrugem converteram as penalidades da equipe Aurinegra. Juninho, atacante que deve ir para o Palmeiras na próxima semana, parou no goleiro Rafael Santos.

Sávio, Mingotti, Felipe Augusto, Willian Machado e Índio foram precisos em suas cobranças. Felipe Tontini e Vinicius Diniz, que começaram a partida no banco, viram André Luiz defender as cobranças deles. Aliás, Tontini teve a chance de fechar a conta na série melhor de cinco. Quando as penalidades estavam 4 a 3 para o Fantasma, era só ele converter para acabar com qualquer chance da Serpente, mas o iluminado André não deixou que isso acontecesse.  

O rival será definido amanhã (26) no duelo entre Athletico e Maringá na Arena da Baixada às 16h. O Furacão venceu o primeiro jogo no interior do Paraná por 2 a 0 e tem uma boa vantagem para o confronto deste domingo (26). Independente de qual seja o rival, o FC Cascavel sabe que terá que buscar o troféu de campeão fora de casa, já que na primeira fase ficou atrás de Athletico e Maringá na classificação geral. 

O jogo - 1º tempo

De forma geral o Operário dominou o primeiro tempo. A primeira chegada dos donos da casa foi aos oito minutos. Raphael Lucas recebeu de Mingotti e finalizou dentro da área, mas André Luiz fechou bem o ângulo do atacante. Dois minutos depois foi a vez de Jonathan Costa cabecear para grande intervenção de André. Aos 15 minutos Sávio conseguiu finalizar, mas o goleiro do FC Cascavel impediu que o gol saísse. Gama arriscou de fora da área e respondeu com certo perigo, mas a bola desviou no meio do caminho e saiu pela linha de fundo. 

Os donos da casa seguiram pressionando e Raphael Lucas teve uma boa oportunidade de marcar. Ele ficou livre na área para finalizar, só que pegou muito mal na bola e jogou longe do gol. Willian Machado cabeceou forte aos 33 minutos e André Luiz defendeu mais uma. Pelo alto Vinicius Mingotti, artilheiro do time, também teve sua chance. A bola passou perto da trave do FC Cascavel. A última tentativa da etapa inicial foi de Ferreira, do Operário, que bateu da entrada da área, mas errou o alvo. 

2º tempo

Na volta do intervalo o técnico Luiz Carlos Cruz fez duas alterações na equipe. Tirou César Morais, que tomou amarelo no primeiro tempo, e colocou Mateus em seu lugar. Juninho, atacante negociado com o Palmeiras, entrou no lugar de Gaspar. As mexidas mudaram um pouco a postura do time cascavelense, que sofreu um pouco menos. 

Na etapa final a primeira chegada foi do Aurinegro. Robinho recebeu com liberdade e mandou uma bomba de longe. Rafael Santos espalmou a batida do meia. A resposta veio aos 11 minutos com Raphael Lucas, que mais uma vez errou a conclusão. Mais frio na disputa, Rafael Guanaes promoveu três entradas ao mesmo tempo com 14 minutos. Felipe Tontini, Arthur Neves e Jean Carlos entraram. Saíram Dudu Scheit, Jonathan Costa e Rafael Oller. 

Aos 18 minutos Vinicius Mingotti foi quem teve espaço e bateu colocado de fora da área. André Luiz não alcançou, mas a bola saiu passando muito perto da trave direita do goleiro. Juninho fez jogada individual pela esquerda, tirou a marcação e bateu forte, rasteiro, mas no meio do gol, facilitando a defesa de Rafael Santos. Aos 26 minutos Luidy foi chamado por Rafael Guanaes e saiu Raphael Lucas no Fantasma. Aos 31 minutos Luiz Carlos Cruz mudou novamente. Ferrugem no lugar de Jacy e Lucas Batatinha entrou na vaga de Lucas Coelho. 

Um minuto após as mudanças no FC Cascavel, Luidy fez uma grande jogada individual, foi passando pelos marcadores e rolou para Felipe Augusto, que bateu de primeira, a bola tocou em Mingotti e sobrou para o próprio Luidy abrir o placar aos 32 minutos. O VAR analisou o lance e validou o gol. 

Aos 34 minutos Jean Carlos fez boa jogada pela direita de ataque do time da casa e cruzou com muito perigo na pequena área. Ninguém apareceu para mandar para o gol do FC Cascavel. Três minutos mais tarde, após cobrança de escanteio, por muito pouco o zagueiro Willian Machado não mandou para o gol na segunda trave. Final de jogo: Operário 1 x 0 FC Cascavel. 

Cobranças de pênaltis:

O lateral Sávio abriu a série para o Operário e bateu no ângulo para fazer 1 a 0.

Robinho, ex-Operário, pegou a bola para fazer a primeira cobrança do Aurinegro. Sob vaias, o camisa 20 cobrou muito bem e empatou em 1 a 1. 

O atacante Vinicius Mingotti chutou o segundo pênalti do Operário e não desperdiçou. André foi na bola. 

Lucas Batatinha, que também já jogou no Operário, bateu com tranquilidade e empatou a parada: 2 a 2. 

Felipe Augusto pegou a bola para a terceira cobrança e bateu no canto para fazer 3 a 2. 

Juninho, jovem de 18 anos, chamou a responsabilidade na terceira cobrança do FC Cascavel e o goleiro Rafael Santos pegou no canto esquerdo. 

Depois o zagueiro Willian Machado converteu a quarta cobrança do Operário. A bola passou em baixo de André Luiz. 

Gama foi para a bola e tinha que fazer para a Serpente seguir no páreo. O meia deslocou o goleiro e diminuiu para 4 a 3. 

A quinta cobrança do Operário foi de Felipe Tontini. André tinha que pegar para o FC Cascavel seguir vivo. E o camisa 1 fez a sua parte, defendendo o chute fraco do camisa 8. 

Coube ao zagueiro Willian Gomes empatar a disputa. O capitão cobrou muito bem e deixou o dele: 4 a 4. 

Índio, capitão do Operário, abriu a série de cobranças alternadas. Completando 100 jogos com a camisa do Fantasma, ele bateu bem e fez. 

Renanzinho, na pressão da torcida, bateu para o Aurinegro e mandou no cantinho. Tudo igual, de novo: 5 a 5. 

Vinicius Diniz cobrou a sétima penalidade do Operário e André Luiz brilhou mais uma vez, defendendo no canto esquerdo. 

Coube a Ferrugem, experiente, a chance de fechar a conta. O volante mandou no ângulo, fez um golaço e garantiu o FC Cascavel na final: 6 a 5 para os visitantes nos pênaltis.

Redação CATVE.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte