O prefeito de Ibema, Antônio Borges Rabel, foi preso na manhã desta segunda-feira (13) pelo Gaeco (Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado).
Policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na residência e no gabinete de Rabel investigado de participar de um esquema de fraude na compra de medicamentos.
A ação desencadeada nesta manhã é continuidade da Operação Pananceia realizada no mês passado quando foram detidos os secretários municipais de Administração, Valdir Roberto Scheifer, e de Saúde, Eunice Vieira de Lara, uma assessora e três empresários de Cascavel.
De acordo com as investigações do Ministério Público, o grupo desviou mais de R$ 1 milhão com os contratos fraudulentos, entregando medicamentos vencidos e menos do que era adquiridos.
No momento da prisão, o prefeito disse que se sentia envergonhado.
De acordo com o delegado Thiago Nóbrega, provas colhidas e a destruição de documentos realizada pelo prefeito demonstrou que ele estava prejudicando as investigações, sendo assim autorizada a prisão preventiva pelo Tribunal de Justiça.
"Ele recebia valores de propinas mensais das empresas distribuidoras de medicamentos. Ele tinha valor fixo mensal ele recebia conforme a necessidade dele particular, chegando a 20 mil reais por mês", afirmou o delegado.
Ainda de acordo com o delegado, servidores públicos disseram que os documentos eram destruídos a pedido do prefeito.
Agora, o Gaeco vai aprofundar as investigações em 20 prefeituras do estado que também adquiriam medicamento com as mesmas distribuidoras.
Redação catve.com/Cascavel
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642