Cascavel - 29/01/2013 13h25 - Atualizado em 29/01/2013 16h04

Fumaça tóxica: riscos a saúde podem aparecer depois de dias

Tosse, falta de ar e tontura são alguns dos sintomas



Como se o número de feridos e hospitalizados da tragédia já não tivesse sido grande, ainda existe a possibilidade de aumentar. Os sobreviventes podem desencadear nos próximos dias um quadro de pneumonia química, provocado pela inalação da fumaça tóxica.

Alguns de imediato já sofrem com a dificuldade para respirar e outros podem sentir os sintomas somente dias depois. "Geralmente o período que mais tardio é 24 h, e podendo alguns ocorrer de 3 a 7 dias. Só que quanto mais tardio é um pouco mais leve".

O bioquímico explica: o que gera a insuficiência respiratória é a morte das hemácias, provocada pelo monóxido de carbono. "Esse monóxido de carbono ele se vinga irreversivelmente no nosso sangue evitando que entre o oxigênio no sangue, o que leva a morte".

Tosse, falta de ar e tontura são sintomas, e quando sentir o atendimento médico precisa ser procurado com rapidez. O tratamento existe, mas dependendo do quanto o organismo foi afetado podem surgir sequelas que se estendem por toda a vida.

O que agrava a situação é o ambiente fechado, em lugares abertos a fumaça pode não ser tão prejudicial.

"O oxigênio é vital, nós precisamos de oxigênio no nosso organismo, mesmo que seja em baixa quantidade. E a falta dele com a entrada dessas substâncias o organismo pode ter vários efeitos, ou seja, hoje ela sobreviveu a essa tragédia, mas pode ter decorrências no futuro".

Jornal da Catve







COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - MOBILE READY