agenda de eventos ao vivo


Cascavel - 29/01/2013 13h25 - Atualizado em 29/01/2013 16h04

Fumaça tóxica: riscos a saúde podem aparecer depois de dias

Tosse, falta de ar e tontura são alguns dos sintomas



Como se o número de feridos e hospitalizados da tragédia já não tivesse sido grande, ainda existe a possibilidade de aumentar. Os sobreviventes podem desencadear nos próximos dias um quadro de pneumonia química, provocado pela inalação da fumaça tóxica.

Alguns de imediato já sofrem com a dificuldade para respirar e outros podem sentir os sintomas somente dias depois. "Geralmente o período que mais tardio é 24 h, e podendo alguns ocorrer de 3 a 7 dias. Só que quanto mais tardio é um pouco mais leve".

O bioquímico explica: o que gera a insuficiência respiratória é a morte das hemácias, provocada pelo monóxido de carbono. "Esse monóxido de carbono ele se vinga irreversivelmente no nosso sangue evitando que entre o oxigênio no sangue, o que leva a morte".

Tosse, falta de ar e tontura são sintomas, e quando sentir o atendimento médico precisa ser procurado com rapidez. O tratamento existe, mas dependendo do quanto o organismo foi afetado podem surgir sequelas que se estendem por toda a vida.

O que agrava a situação é o ambiente fechado, em lugares abertos a fumaça pode não ser tão prejudicial.

"O oxigênio é vital, nós precisamos de oxigênio no nosso organismo, mesmo que seja em baixa quantidade. E a falta dele com a entrada dessas substâncias o organismo pode ter vários efeitos, ou seja, hoje ela sobreviveu a essa tragédia, mas pode ter decorrências no futuro".

Jornal da Catve





Últimas Notícias
Rapaz de 33 anos morre com suspeita de orverdose
Rotam de Santa Tereza recupera L200 furtada no RS
Começa nesta quinta-feira o Vestibular Indígenas




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - MOBILE READY