Cotidiano

Motos que fazem "Randandan" são alvo de operação de trânsito em Cascavel

Adulteração no escape é infração gravíssima e crime ambiental


Imagem de Capa

Equipe da Transitar com a Secretaria do Meio Ambiente e apoio da Guarda Municipal realizou operação de trânsito com foco em inibir a adulteração de escape de motocicletas, na noite desta sexta-feira (10), em Cascavel. A operação também envolveu a equipe da Polícia Rodoviária Estadual, que estava coordenando as abordagens em todo o município, e também a PRF, que fez as abordagens nas rodovias federais.

Diversos pontos de bloqueio foram feitos pelas equipes para abordar os motociclistas que estavam fazendo o famoso "randandan", com o escape da moto modificado.

Segundo o Ailton Lima, Secretário municipal de Meio Ambiente, a operação é para provar que aumentar os ruídos emitidos pela motocicleta não compensa.

"A multa é multa de crime ambiental, modificar a sua motocicleta para fazer o famoso randandan é crime ambiental, passível de multa, e essa multa varia de R$ 500 a R$ 10 mil.

Por esta razão, nós orientamos as pessoas para que não façam esse tipo de modificação que além de ir contra o Código Brasileiro de Trânsito, ele também vai contra o Conselho Nacional do Meio Ambiente, que é um crime ambiental".

As equipes vão intensificar ainda mais as operações para combater as adulterações nas motocicletas. Segundo o secretário, o limite de ruídos emitidos pela moto é de 84 decibéis.

"É crime ambiental, e é um crime ambiental previsto pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e previsto na Lei Nacional, na Lei Federal de Crimes Ambientais.

Por esta razão, não vale a pena, não compensa fazer essa adulteração, porque ela é passível de criminalização, você vai se incomodar bastante se fizer isso na sua moto, além de incomodar os vizinhos, a incomodação para aquele que infringe a lei é ainda maior".

A operação foi realizada em diversos pontos de Cascavel, com agentes fazendo rondas e também pontos de bloqueio.

As motocicletas que estão produzindo ruído acima do permitido são apreendidas e levadas até o pátio da Transitar, onde é feito uma fiscalização mais precisa por ser um local fechado. Segundo o Fiscal do Meio Ambiente, o valor da multa vai depender da altura do ruído.

"No caso da moto, isso vai ser informado ao Ministério Público, que se trata de uma questão ambiental, de um crime ambiental. Ele pode responder criminalmente por isso aí e tem a multa de 500 reais a 10 mil reais e também ele vai ter que voltar essa moto ao seu estado original, que seria a troca do escapamento para poder retirar essa moto do pátio.

É levado muito em consideração o volume que está acima do permitido, porque a partir do momento que você comprou a moto, no manual dela vem qual é a emissão do ruído. Então vai da taxa de emissão que é constatada mais do que isso aí, aí é aplicado o valor da multa".

Diversas motocicletas foram recolhidas ao pátio da Transitar após estarem produzindo ruído acima do limite. As operações com este foco devem ser recorrentes nos próximos dias.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano