Cotidiano

Corpo de Bombeiros do Paraná continua a receber doações até 22 de maio

Também podem ser doados colchões, cobertores, calçados e utensílios domésticos


Imagem de Capa

Foto: Gilson Abreu/SGAS

O Rio Grande do Sul ainda precisa de muita ajuda, principalmente com a doações de mantimentos. O Corpo de Bombeiros do Paraná participa da campanha SOS RS, inicialmente foi definido que os postos receberiam donaticos até hoje, 8 de maio, mas devido a demanda do povo gaúcho, foi prorrogado até dia 22 de maio, daqui duas semanas.

O pedido de doações agora abrange outros itens para importantes para as vítimas, além de alimentos não perecíveis (inclusive ração animal), água potável, materiais de higiene e limpeza, são aceitos colchões, colchonetes, cobertores, roupas, calçados e utensílios domésticos. Todos podem ser entregues em qualquer unidade do Corpo de Bombeiros do Paraná. Unidades do Instituto Água e Terra (IAT) também estão recebendo doações.

LOCAIS PARA DOAÇÃO EM CASCAVEL E REGIÃO

  • Defesa Civil em Cascavel na Rua Martin Afonso de Souza, 590, bairro Pacaembu.
  • Quartel Central - Rua general Osório, 2791, Ciro Nardi, Cascavel/PR;
  • Posto Ten Edi - Rua Castro, 819, São Cristóvão, Cascavel- PR;
  • PB Cabo Bonatto - Rua Ricieri Perin, 163, Pioneiros Catarinenses, Cascavel-PR;
  • PBC Guaraniaçu Endereço: Rua Manoel Ribas, 17 - Centro - Guaraniaçu/PR;
  • PBC Nova Aurora Endereço: Avenida castro Alves s/n, esquina com Rua Gonçalves Dias - Centro - Nova Aurora/PR;
  • PBC Capitão Leônidas Marques Endereço: Av. Curitiba 97 - Centro - Capitão Leônidas Marques/PR;
  • PBC Quedas do Iguaçu Endereço: Rua Acácia 1700 - Centro - Quedas do Iguaçu/PR;
  • PBC Corbélia Endereço: Avenida São Paulo S/N - Santa Catarina - Corbélia/PR;
  • Posto de bombeiros em Toledo Endereço: Avenida Parigot de Souza, nº 3941, Jardim Santa Maria - Toledo-PR;
  • PBC Assis Chateaubriand Endereço: Rua Copacabana, s/n - Assis Chateaubriand/PR;
  • Posto de bombeiro de Palotina Endereço: Rua Dom Pedro I, nº 35A, Bairro Jardim Por do Sol, Palotina-PR;
  • Posto de bombeiros de Marechal Cândido Rondon Endereço: Rua Pernambuco, 680, Centro- Marechal Cândido Rondon-PR;
  • Posto de bombeiro de Guaíra Endereço: Rua Bandeirantes, s/nº, Bairro Vila Velha, Guaíra-PR.

RESGATES - Durante os seis primeiros dias de atividade nas cidades gaúchas, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná foi responsável pelo resgate de 930 pessoas, além de centenas de animais.

O novo contingente paranaense deve seguir trabalhando no resgate de vítimas da enchente e no transporte de remédios, profissionais e materiais. "O primeiro momento, nesse tipo de desastre, é de salvamento. Das pessoas que precisam de ajuda imediata, em que o risco à vida é iminente. Ainda temos essa situação por lá. Nesse sentido, vamos atuar com o salvamento ainda, seja com embarcações ou com a aeronave", afirmou Dubas.

Aos poucos, outras atividades podem ser desempenhadas pelas equipes de segurança, como a busca pelos desaparecidos. "Independentemente do tipo de atividade, vamos dar continuidade, ajudando as pessoas que estão necessitadas, minimizando o seu sofrimento da forma mais eficiente e mais profissional possível", disse o líder da nova força-tarefa.

A equipe se desloca em caminhonetes com tração nas quatro rodas, capazes de encarar terrenos adversos e acidentados. Na bagagem, as dez viaturas levam mais quatro embarcações - outras nove já estão sendo utilizadas por lá -, motores para essas embarcações, além de material para manutenção e equipamentos de proteção individual, inclusive aqueles voltados a situações de água rápida, como inundações.

A projeção do comandante da missão é de encontrar um cenário delicado, com o nível dos rios ainda exigindo atenção e com muita gente em situação de risco. A previsão do tempo, inclusive, aponta mais chuva, ventos fortes e até granizo. Mas o capitão Dubas entende que em quase uma semana de operação de socorro, os diversos atores envolvidos nesse mutirão de ajuda já desenvolveram um modo de atuação mais propício a cada localidade. Essa experiência adquirida facilita o processo de apoio às vítimas.

"Cria-se uma expertise. Você chega no local, entende o que está acontecendo e o que precisa ser feito. O apoio, a resposta que se necessita, acaba acontecendo num tempo menor e com uma qualidade maior para todos os envolvidos", acrescentou o bombeiro paranaense.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano