Cotidiano

Do lobinho ao chefe escoteiro: conheça o Grupo de Escoteiros Vicentino de Toledo

Desde 1907, movimento desenvolve elementos positivos de iniciativa, disciplina e coragem


Imagem de Capa

Foto: Instagram/@gevicentino

O Programa Papo Franco, apresentado por Batista Franco na Rádio União FM 90.3, entrevistou o presidente do Grupo de Escoteiros Vicentino, Airton André Maurina, na manhã de terça-feira (23).

O ‘Dia Mundial do Escoteiro’ é comemorado no mesmo dia do padroeiro, São Jorge. Neste fim de semana, o movimento irá promover o ‘EducAção’ na Escola Municipal Jardim Concórdia, com atividades entre escoteiros e alunos.

O que você vai ver nesta reportagem:

  1. Qual a história de Airton com o escotismo?
  2. Quais os princípios do escotismo?
  3. Como os participantes são agrupados?
  4. O que faz um chefe escoteiro?
  5. Como o escotismo começou?

1. Qual a história de Airton com o escotismo?

Em 1987, morava perto da sede, à beira do rio, e começou a participar das atividades dos escoteiros em Toledo, no oeste do Paraná. Depois, por conta do trabalho, mudou-se de cidade, deixando de participar do movimento.

Quando voltou a Toledo, com o nascimento do primeiro filho, ele levou o menino para participar do escotismo e retornou ao escotismo como adulto voluntário.

2. Quais os princípios do escotismo?


O objetivo do escotismo é desenvolver as habilidades humanas e educar crianças, adolescentes e jovens, tornando-os cidadãos responsáveis e ativos na sociedade, contribuindo, por exemplo, com a preservação do meio ambiente. O público-alvo é o infanto-juvenil.

Seguindo o regulamento do movimento apartidário e sem fins lucrativos, os participantes brincam, acampam, cantam e interagem, principalmente, durante o fim de semana.

3. Como os participantes são agrupados?


Entre seis e dez anos, os integrantes são chamados de ‘lobinhos’. A partir de dez até 14 anos, os membros são intitulados ‘escoteiros’. De 14 até 17, ‘são seniores’. De 18 a 21, são nomeados de ‘pioneiros’.

A partir dos 21 anos, quem tiver interesse, pode seguir como chefe-adultos voluntários. Ou seja, não recebem dinheiro para contribuir com o movimento. Pelo contrário, chegam até a desembolsar dinheiro para a promoção do escotismo.

4. O que faz um chefe escoteiro?

A principal função de um chefe escoteiro, disse Airton, é dar exemplo aos mais novos. "A partir do momento em que eu entre no movimento escoteiro, a gente vai mudando. Eu sei que é difícil. [...] E um jovem se inspira muito em você. Alguns jovens dizem assim: ‘eu não converso com os meus pais o tanto que converso com você", conta.

Para ele, diante desse aspecto, os chefes escoteiros precisam ser, a cada dia, pessoas melhores. No movimento escoteiro, essa atitude chama-se: aprender fazendo.

5. Como o escotismo começou?

O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 por Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Baden-Powell aproveitou os elementos positivos de camaradagem, iniciativa, coragem e autodisciplina presentes na sua vida militar, bem como técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um novo movimento educacional.

A partir de saberes e habilidades que aprendeu enquanto esteve na Índia e na África, ele escreveu, em 1899, um livro chamado "Ajudas à Exploração Militar" (Aids To Scouting), que continha informações sobre seguir pistas, exploração e técnicas que se referiam à vida em campo. O sucesso foi tanto que os jovens ingleses usaram para se divertir e viver novas aventuras.

Percebendo o enorme interesse dos jovens em aprender e replicar as técnicas citadas no livro, Baden-Powell empenhou-se em adaptá-lo para ser utilizado pelas escolas britânicas. E foi assim, reunindo as experiências e as atividades ao ar livre que criou um estilo de vida que passou a ser utilizado na educação e formação dos jovens: o Escotismo.


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano