Cascavel - 11/04/2016 18h23 - Atualizado em 11/04/2016 18h28

Cascavel tem 438 casos de dengue e 3 de zika vírus

Em quatro dias, 134 novos casos de dengue foram confirmados. Uma morte é investigada

Compartilhe
Publicidade


A Secretaria de Saúde divulgou, hoje (11), novo informe técnico sobre os casos de dengue, febre chikungunya e zika vírus. De 1º de janeiro a 8 de abril, foram contabilizadas 1.644 notificações de dengue (mais 57 de outros municípios), sendo 438 positivos, 411 descartados e 795 suspeitos.

Dos casos confirmados, 94 são importados e 278 autóctones, ou seja, contraídos no próprio município; outros 66 estão em investigação para determinar a origem.

Nesta semana, foi registrada a morte de um paciente com resultado positivo de dengue (teste rápido). "O óbito está sendo investigado pelas secretarias municipal e estadual de saúde, para concluir se a causa básica do óbito foi dengue, uma vez que o paciente apresentava suspeita de outros agravos", diz secretário de saúde.

Os casos notificados de febre chikungunya também aumentaram, agora já são 210 (mais 7 notificações de outros municípios). Do total, 14 casos foram descartados e 196 seguem em análise, ou aguardam coleta de material.

Com relação ao zika vírus, foram notificados 173 casos (mais 10 de outros municípios), sendo três confirmados (1 autóctone e 2 importados), 19 descartados e 151 suspeitos (sendo 7 gestantes).

A Secretaria de Saúde continua com as ações de orientação e sensibilização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Estão sendo realizadas visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate a endemias e também dos agentes comunitários de saúde. Na semana passada, foram realizadas 34.567 visitas; 12.440 residências estavam fechadas, não sendo possível vistoriar quintal e cômodos e passar orientações.

As UBSs/USFs realizaram ações de orientação em atividades de grupos. As vigilâncias Ambiental e Sanitária estão intensificando ações de fiscalização em estabelecimentos e instituições sobre a Resolução SESA 029/11, pela qual os proprietários e responsáveis devem apresentar um plano de gerenciamento de criadouros do Aedes aegypti.

Sintomas
Caso a pessoa apresente os sintomas característicos de uma das três doenças, transmitidas pelo Aedes aegypti, deve procurar rapidamente o atendimento médico, em uma das unidades de saúde mais próxima de sua residência.

Dengue: Febre alta (acima de 38ºC) com duração de até sete dias, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor em todo o corpo.

Febre Chikungunya: Febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos, podendo vir acompanhadas de edema. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Zika Vírus: Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

Assessoria



Últimas Notícias
Jovem fica ferida ao bater em poste no Jardim Coopagro em Toledo
Homem morre ao cair em máquina de silagem
Motociclista fica gravemente ferido em São Miguel do Iguaçu




COPYRIGHT CATVE.TV | 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MOBILE READY

Maio Amarelo