Esporte

Regra favorece e cascavelense Vagner Souta deve disputar os Jogos Olímpicos de Paris

Vagner Souta ficou em terceiro lugar no K1 Masculino 1000 metros, mas regulamente garante cota para o Brasil


Imagem de Capa

Foto: Divulgação/Canoagem Brasileira

Na tarde desta quarta-feira (24), o canoísta do CRC Cascavel, Vagner Souta, ficou em terceiro lugar no K1 Masculino 1000 metros em Sarasota nos Estados Unidos, durante as disputas do Pré-Olímpico. Conforme informado anteriormente pelo Portal Catve.com, ele fez o tempo de 03:34.615s. Pelas regras da Federação Internacional de Canoagem (ICF), somente dois atletas garantem cota olímpica, mas o segundo colocado, o norte-americano Jonas Ecker conquistou a sua vaga através do K2 Masculino 500 metros na prova disputada ontem (23).

De acordo com as regras de classificação elaboradas pela ICF junto com o Comitê Olímpico Internacional, o mesmo atleta já classificado não está mais elegível para buscar outra vaga, (Regra D.3.3.7). Essa cota do atleta será elegida em classe de barco maior dentre as provas em que o atleta se classificou. A vaga de atleta liberada é automaticamente e alocada ao próximo país, neste caso no K1, para o Brasil.

Apesar das regras, oficialmente o chefe de arbitragem do campeonato solicitou que o processo seja enviado para a Federação Internacional avaliar, mas Souta está na mesma situação da cota como foi com Isaquias Queiroz no Mundial. Onde uma dupla da República Tcheca havia garantido a vaga no C2M500m e Martin Fuksa ficou inelegível no C1 e Isaquias herdou a vaga.

As vagas conquistadas até agora por todos os atletas da seleção brasileira são para o Brasil. Ou seja, os atletas que irão participar dos Jogos Olímpicos Paris 2024 serão convocados de acordo com o que está descrito no Plano de Trabalho da Canoagem Velocidade. Por conta disso Vagner ainda não está automaticamente convocado pela Confederação Brasileira de Canoagem, mas é favorito, até pela conquista da cota nos Estados Unidos. Possivelmente haverá seletiva interna para definição do nome que vai para Paris. Se conseguir o objetico, Souta vai participar da sua terceira Olímpiada. Ele esteve no Rio em 2016 e no Japão em 2020.

O Brasil tem atualmente quatro cotas para Paris 2024 na Canoagem Velocidade: C1M1000m, C2M1000m, C1W200m e K1M1000m.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte