Eu fui ouvir o técnico da Seleção Brasileira de Futsal e da ACBF, Marquinhos Xavier
Pois é, a FIFA que regula também o Futsal decidiu em assembleia mudar algumas regras do Futsal.
No total serão 4 alterações:
Uma mudança significativa no ritmo e dinâmica do jogo com certeza será a cobrança de lateral ou de escanteio. A partir das novas regras poderão ser realizadas tanto com os pés, como é hoje, ou com as mãos. A opção será do cobrador.
Os goleiros não poderão mais lançar a bola diretamente ao ataque. A Bola terá obrigatoriamente que tocar na quadra de defesa antes de chegar a quadra de ataque. Assim como era Quando jogavam com bola mais pesada (período FIFUSA).
Jogos em que as decisões chegarem a penaltis serão realizadas em cobranças de 5 e não mais de 3. E por fim, a mudança nos critérios e utilização do Goleiro-linha. Apenas a equipe que estiver perdendo o jogo poderá utilizar.
Pelo que entendi se estiver empatando um jogo e a equipe precisar ganhar para definir uma classificação, por exemplo, não poderá utilizar o goleiro-linha. Pelo menos não está claro.
Apenas diz que só pode ser utilizado se estiver perdendo aquele jogo. Vamos aguardar a homologação da FIFA e se já irá valer para a Série Ouro e LNF 2018.
O Presidente da CBFS - Marcos Madeira - votou contra escanteios e laterais com as mãos.
Imagina a FIFA maior numero de gols, maior disposição tática das equipes e melhor evolução e movimento do jogo.
Não vejo numero de gols dar claramente qualidade de jogo. Muitos 0 x 0 ou 1 x 1 foram mais interessantes que jogos de 4 ou 5 gols.
É esperar para ver.
PUBLICIDADE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642