Criminosos estão usando o nome da advogada Dra. Silvia Regina Mascarello Massaro, a presidente da OAB Cascavel.
O golpe do falso advogado continua fazendo vítimas, cada dia com o nome de um advogado diferente. A Dra. Silvia usou o perfil pessoal do Instagram para anunciar o golpe, que inclui abordagens pelo Whatsapp solicitando pagamentos urgentes para seguir com processos. Além disso, pedem dados pessoais e envio de códigos.
Se ocorrer uma situação semelhante, entre em contato com seu advogado pelo contato usado outras vezes e denuncie o golpe.

A nível estadual, a OAB Paraná tem liderado uma frente ampla no estado, com ações que incluem atos públicos de conscientização, com a realização de mobilizações estaduais, como a ocorrida em novembro de 2025, para orientar a população sobre os riscos e as formas de identificação de estelionatários que se passam por advogados; lançamento da Comissão de Inteligência contra o Golpe do Falso Advogado e divulgação de cartilhas informativas, visando munir tanto a sociedade quanto a própria classe com ferramentas de defesa; aprovação de uma Ação Civil Pública para que empresas de tecnologia (Meta/WhatsApp/Instagram) e órgãos reguladores (Anatel/União) adotem medidas preventivas estruturais, como a validação biométrica de linhas e o bloqueio automático de contas fraudulentas; e manutenção de um canal oficial no site da Seccional para que vítimas e profissionais lesados possam registrar ocorrências, encaminhando as informações às autoridades policiais.
Em consonância com as diretrizes estaduais, a OAB Cascavel tem se mostrado um ponto focal no Oeste do Paraná, reforçando os alertas e a orientação direta à população por meio de suas plataformas de comunicação.
Além de divulgar o tema de forma ostensiva na mídia, dentro do ambiente das redes sociais, a Subseção também realiza o alerta contínuo, enfatizando que os golpistas utilizam dados reais de processos judiciais para solicitar pagamentos imediatos via PIX ou boleto, alegando a urgência na liberação de valores de ações.
A Subseção orienta a população a desconfiar de qualquer contato inesperado (ligação ou mensagem de número desconhecido) solicitando valores; jamais efetuar pagamentos sem antes confirmar a identidade do advogado, preferencialmente por contato direto no escritório físico; confirmar que a chave PIX ou o boleto estão em nome do escritório de advocacia ou do profissional legalmente constituído e não em nome de terceiros ou pessoas físicas desconhecidas.
Gabi Lira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642