A Polícia Civil do Paraná com poio da polícia de São Paulo prendeu nesta quinta-feira (4), em Campinas (SP), um médico veterinário formado em 2021 e considerado o maior prescritor de cetamina identificado até agora nas investigações. Ele é suspeito de integrar um esquema interestadual de prescrição, distribuição e venda ilegal do anestésico veterinário, usado como droga alucinógena em festas e ambientes clandestinos.
Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), entre abril de 2021 e abril de 2025 o profissional prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina — um volume classificado como "muito fora dos padrões da profissão" e suficiente para anestesiar 2,3 milhões de cães de médio porte ou 7 milhões de gatos.
De acordo com a delegada Paula Christiane Brisola, da PCPR, as investigações mostraram que a substância vinha sendo desviada para uso recreativo. O grupo criminoso é de São Paulo, mas a droga era comercializada principalmente no Paraná e em Santa Catarina. "É um risco enorme, porque jovens estão utilizando esse medicamento fora de ambiente hospitalar, sem qualquer controle", afirmou.
A operação desta quinta-feira teve apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCESP), que cumpriu o mandado de prisão contra o veterinário e outras três ordens de busca e apreensão.
Primeira fase da operação
Na quarta-feira (3), outras sete pessoas foram presas em cidades do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro. A PCPR apreendeu caixas de cetamina, uma arma de fogo e R$ 55 mil em espécie.
As investigações começaram após a Polícia Militar do Paraná apreender 1.171 unidades de cetamina em maio deste ano, em uma casa no Bairro Alto, em Curitiba. Apesar de acompanhados de prescrições e notas fiscais, os documentos apresentavam compras fracionadas em minutos e pagamentos em espécie que superaram R$ 100 mil — indícios de aquisição e distribuição com finalidade ilegal.
Redação Catve.com com assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642