Catve
Segundo a Polícia Militar, o confronto registrado na noite da última quarta-feira (9), no bairro Periolo, em Cascavel, foi o terceiro em menos de um mês.
A situação começou com uma perseguição policial a um grupo de assaltantes e terminou em confronto entre os suspeitos e as forças policiais. Dois criminosos morreram e um policial militar ficou ferido.
A câmera de segurança de um estabelecimento comercial na região Norte registrou o momento de pânico vivido por moradores. Um grupo jogava sinuca no local, quando os tiros começaram. Eles interromperam o jogo e correram para se esconder atrás de paredes e móveis, tentando se proteger dos disparos.
A situação foi registrada na esquina das ruas América e Europa. Os moradores fizeram vários registros de momentos de tensão. Nas imagens, é possível ver a correria de pessoas nas ruas e ouvir uma sequência de disparos.
Adélia Beruti Lima estava em casa com a família, inclusive a neta de 5 anos, e conta sobre o momento. "Deita no chão, deita no chão", comentavam no local.
Na casa das irmãs Tainá e Maria, uma marca de tiro foi deixada no muro. Veja no vídeo acima;
A perseguição policial que começou ainda na BR-369. Os bandidos haviam cometido um assalto a um ônibus de linha, que fazia o trajeto entre Corbélia e Cascavel. Eles roubaram pertences e bagagens de várias vítimas. O grupo foi interceptado por equipes da Agência Local de Inteligência (ALI), quando retornava para Cascavel.
A partir da abordagem, teve início um acompanhamento tático pela rodovia e ruas da cidade. As equipes inicialmente encontraram um veículo Doblô, que teria sido utilizado no assalto. Em seguida, localizaram um Vectra que também estaria envolvido na ação.
Durante o trajeto, os policiais pediram apoio de outras viaturas: foi quando os suspeitos reagiram e a troca de tiros começou. A situação só terminou na esquina das ruas América e Europa.
Ao todo, segundo a polícia, dos cinco suspeitos envolvidos no roubo, dois morreram e dois estão presos, sendo um deles o homem detido na Doblô, que era foragido da Penitenciária Estadual de Cascavel. O outro suspeito segue sendo procurado.
Um policial militar ficou ferido e foi encaminhado ao hospital. Durante o confronto, um suspeito de 43 anos, que foi atingido na perna, conseguiu fugir do local, mas foi encontrado na sequência por equipes da PM na rua Luísa Padovani Fanhame, nas proximidades do Ecopark Morumbi. Ele foi socorrido pelo Siate e levado ao hospital antes de ser conduzido à Delegacia.
Este foi o segundo confronto entre suspeitos e policiais nesta semana em Cascavel. Na segunda-feira (6), uma denúncia de estupro de vulnerável terminou com um homem morto.
O Tenente-Coronel Divonsir Oliveira Santos, Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Cascavel, também falou sobre a situação.
"A polícia não busca confronto, a polícia busca fazer o trabalho, mas, se ocorre, a polícia está preparada para isso, nós temos equipamentos, armamento e treinamento para isso. O nosso policial, ele sai de casa como um pai de família que é, como um trabalhador que é, para prestar seu serviço e proteger a sociedade. Na verdade, o que ocorre, se os indivíduos buscarem esse confronto, ele vai ter, nós temos uma missão de prender conduzir, trazer essa pessoa que está em confronto com a lei", explicou.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Leandro Souza e Patrícia Cabral | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642