Policial

Patrulha Maria da Penha completa 19 anos nesta quinta-feira (7)

Número de denúncias relacionadas à violência contra a mulher continua alarmante


Imagem de Capa

JC

Violência doméstica, cárcere privado e ameaça. A vítima, de 70 anos, vivia com o agressor, de 41 anos, há cerca de uma semana em uma residência no bairro Brasília, em Cascavel. Foi agredida, ofendida e ainda submetida à restrição de liberdade.

Na noite desta quarta-feira (6), a Guarda Municipal foi chamada e o homem foi detido. A idosa disse que pretende solicitar medida protetiva. Veja o caso; 

Também na região Norte, horas antes, mais uma situação. Desta vez, na rua Boa Vista, no bairro Brasmadeira, o homem, de 25 anos, agrediu a namorada. Ela mesma ligou para a Polícia Militar. O suspeito foi detido e levado à 10ª Central de Flagrantes. 

Número de casos é alarmante

Só neste ano, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal atendeu 620 ocorrências. No mesmo período de 2024, foram 604 situações e no ano passado inteiro, totalizaram 1.035 ocorrências.  

As mulheres devem fazer as denúncias por canais de atendimento como o 153, da Guarda Municipal, e 190, da Polícia Militar. 

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, quatro feminicídios e mais de 10 tentativas são registrados por dia no Brasil. No Paraná, no primeiro semestre deste ano, foram 45 feminicídios e, em Cascavel, foram dois. 

Mais de 110 mil medidas protetivas, sendo que 555 mil concedidas no ano passado, no Brasil, foram descumpridas pelos agressores. Em Cascavel, atualmente são cerca 1.500 medidas protetivas. 

No Brasil, uma legislação tenta coibir e prevenir crimes contra a mulher, a Lei Maria da Penha, que completa 19 anos nesta quinta-feira (7). 

Mesmo com avanço nas quase últimas duas décadas, a lei Maria da Penha precisa cada vez mais sair do papel. 

Confira os detalhes no vídeo acima: 

Reportagem de Patrícia Cabral | JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial