Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
A Polícia Civil de São Paulo instaurou um inquérito para investigar a plataforma online Discord por apologia à violência digital.
Segundo o governo de São Paulo, a rede social descumpriu uma solicitação emergencial realizada pelas autoridades para derrubar uma transmissão ao vivo onde eram exibidas cenas de violência para crianças e adolescentes.
O caso foi flagrado por policiais do Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad) durante um monitoramento de um grupo envolvido na divulgação de cenas de violência para centenas de usuários da plataforma.
"Nós solicitamos aos responsáveis da plataforma para derrubarem aquele servidor porque acabaria com o crime imediatamente", explicou a delegada coordenadora do Noad, Lisandréa Salvariego.
Durante a transmissão ao vivo, os "líderes" do grupo submetem usuários a vários tipos de violência — desde estupros virtuais até automutilação. Eles também usam a plataforma para comercializar pornografia infantil.
"É necessária uma união de todos os setores envolvidos para que a gente consiga combater esse tipo de crime, especialmente esse que a maioria das vítimas e dos espectadores é menor de idade", afirmou a coordenadora do Noad.
Cultura
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642