Eles ainda são vistos pelas ruas de Cascavel. Não é um problema que se resolve rapidamente. É necessário um trabalho constante. No entanto, já é possível perceber uma pequena mudança nesse cenário desde que a Prefeitura de Cascavel iniciou a segunda fase da Operação Resgate, na última quinta-feira (6).
A Operação Resgate tem dois tipos de abordagem: o combate à criminalidade, já que muitos delinquentes estão infiltrados entre os moradores de rua — talvez até a grande maioria —, e a assistência social, que visa atender aqueles que realmente precisam de ajuda e desejam sair dessa situação de extrema vulnerabilidade. Os comerciantes de Cascavel, que lidam com esses casos diariamente, relatam serem ameaçados e intimidados por moradores em situação de rua.
O assunto é tão delicado que muitas pessoas preferem nem conceder entrevistas sobre o problema, mesmo sendo diretamente afetadas. Os próprios comerciantes sentem receio. Isso porque a aglomeração de moradores de rua está frequentemente associada ao tráfico de drogas.
Nesta segunda-feira (10), a equipe de reportagem da CATVE já percebeu uma certa dificuldade em encontrar moradores de rua na região central da cidade. Isso pode ser um indicativo de que a ação teve um resultado positivo imediato ou de que eles migraram para outras áreas de Cascavel. Por esse motivo, o Conseg (Conselho Municipal de Segurança) entende que a Operação Resgate precisa ser mantida.
Reportagem Deivid Souza | Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642