O juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Katsujo Nakadomari diz estar satisfeito com o sistema de uso de tornozeleiras eletrônicas em Londrina.
Atualmente 1.300 pessoas receberam o benefício depois que foi implantado oficialmente na cidade em 2015, ás Audiências de Custodia.
Boa parte daqueles que são presos em flagrante dependendo do crime são ouvidos em menos de 24 horas por Katsujo Nakadomari e outros juízes, e ai recebem a tornozeleira para responder ao processo em liberdade.
A mesma questão é aplicada para aqueles presos que estão nas duas Penitenciárias da cidade e já cumpriram partes de penas impostas pela justiça.
As audiências de custódia foram adotadas no Brasil por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) há dois anos, e em Londrina cerca de três mil pessoas já receberam a tornozeleira eletrônica.
Para o juiz da VEP o saldo é positivo, um sistema que vem ajudando tanto a Policia Militar como a Policia Civil no combate ao crime.
Segundo Katsujo Nakadomari o uso das tornozeleiras deu mais agilidade ao Judiciário, já que antes no antigo sistema uma pessoa poderia aguardar de uma semana a dez dias para que o processo chegasse às mãos de um juiz e ser analisado.
Agora dependendo da situação a liberdade provisória é rápida com a determinação do uso deste equipamento que monitorado.
O índice de presos que retornam ao sistema carcerário depois de receber o beneficio é de apenas 11%, ou seja, de cada 100 detentos, apenas 11 fazendo o uso da tornozeleira voltam para cadeia, após cometer um crime.
Hoje o município estaria beira do "caos" se todos aqueles que cometessem crimes, tivessem atrás das grades, pois não teria espaço.
Mesmo assim Londrina precisa com urgência de uma nova Penitenciária ou de uma Casa de Custódia, já que são 33 Comarcas atendidas pela VEP.
De acordo ainda com o juiz Katsujo Nakadomari, em média entre 20 e 30 pessoas são presas em flagrante por semana em Londrina. Hoje são necessárias no mínimo sete audiências por dia na cidade.
Já quem for preso no sábado ou domingo será ouvido na segunda-feira, e pode deixar á audiência dependendo do caso, com a tornozeleira eletrônica.
EPC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642