Imagem: reprodução/Câmera de Segurança
O Catve.com teve acesso a diversas imagens de câmeras de segurança que flagraram motoristas utilizando a faixa exclusiva para ônibus em Cascavel. Os registros aconteceram em diferentes dias e horários desta semana.
Na segunda-feira (1º), por volta das 8h31, um carro foi filmado entre a Avenida Barão do Rio Branco e a Rua Dimas Pires Bastos. No mesmo dia, às 18h55, outro veículo passou pelo mesmo local.
Na terça-feira (2), às 20h52, câmeras flagraram novamente um carro usando a faixa exclusiva, desta vez entre a Avenida Brasil e a Rua Visconde do Rio Branco. Já na quarta-feira (3), às 13h32, outro motorista foi registrado na Avenida Brasil, esquina com a Avenida Rocha Pombo. Logo atrás do veículo, aparece um ônibus utilizando a via de forma correta.
De acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em faixa ou via de trânsito exclusivo para transporte público coletivo de passageiros é considerado infração gravíssima, com multa e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
RECORRENTE
A faixa exclusiva para ônibus em Cascavel, criada para agilizar o transporte coletivo e aumentar a segurança no trânsito, segue sendo desrespeitada por motoristas. Só neste ano, já foram registradas 5.075 infrações na via destinada apenas a ônibus, segundo dados das autoridades de trânsito.
A penalidade para quem trafega indevidamente na faixa é considerada gravíssima: multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH. O veículo pode ser removido ou apreendido e, em casos de condução sob efeito de álcool, a multa chega a R$ 2.937,47, com suspensão do direito de dirigir. A única exceção é para táxis, que têm autorização para circular na faixa.
A coordenadora de Educação no Trânsito, Luciane de Moura, reforça que a medida é importante para reduzir o tempo de viagem dos passageiros e diminuir congestionamentos. "O desrespeito pode custar caro e colocar vidas em risco", alerta.
Segundo as autoridades, a faixa exclusiva não é apenas uma regra: é uma questão de segurança. Acidentes podem acontecer, e em alguns casos, trazer consequências fatais. O pedido é claro: respeite a sinalização e priorize a preservação de vidas.
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642