Catve
O Paraná é um dos maiores produtores de trigo do Brasil, e a expectativa de produção para a safra 2025 passa de 2 milhões de toneladas. Aqui na região Oeste do estado, a projeção de colheita passa de 200 mil toneladas.
Em julho de 2025, os produtores paranaenses encerraram o plantio de trigo, com uma área estimada de mais de 800 mil hectares.
A expectativa de colheita da safra de 2025, da principal cultura de inverno do Paraná, é de 2,6 milhões de toneladas.
De acordo com o Deral (Departamento de Economia Rural) da Secretaria da Agricultura do estado, neste ano, 3% das lavouras da região Norte do estado produziram abaixo da média, impactadas pelas geadas registradas em junho e julho
Mesmo assim, a estimativa de colheita da produção no Paraná continua positiva. Neste ano, na região Oeste do estado, de acordo com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, são 65 mil hectares, que podem resultar na produção de 213 mil toneladas.
Em uma fazenda de Cascavel, o trigo ainda não está sendo colhido, mas a produção está dentro do que foi planejado.
Na Regional de Cascavel, são 59 mil hectares plantados, com expectativa de colheita de 198 mil toneladas. No município, nesta safra, a área de plantio da cultura foi reduzida em 40%.
Na fazenda, foram plantados 420 hectares de trigo. Por lá, uma área do plantio também foi atingida pelo clima, mas, grande parte da produção está satisfatória.
Já a margem de rentabilidade do produtor com a comercialização também é otimista: o preço médio da saca de trigo atualmente está em R$ 76.
Os custos para a produção do trigo continuam significativos. De acordo com o Deral, os principais adubos registraram um aumento de mais de 20%, contribuindo para um acréscimo de quase 8% nos gastos variáveis.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Patrícia Cabral | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642