Portal Agro

Safra de trigo entra em reta final no mês de outubro

Preço baixo causa apreensão aos produtores


Catve

A safra de trigo entra na reta final neste mês de outubro. Parte das lavouras já está em fase de maturação e, em várias regiões do Paraná, a colheita começou. Mas o preço abaixo do esperado tem gerado apreensão no campo.

A atenção não é só para o trigo, produtores de soja também estão em alerta. As baixas temperaturas inesperadas podem afetar o desenvolvimento das plantas e comprometer o rendimento da safra.

No moinho, o trigo vira farelo e farinha, e segue para as indústrias. É na época de colheita, o momento de estocar o produto já o moinho trabalha o ano todo, por mês faz a moagem 21 mil toneladas.

Segundo o Departamento de Economia Rural, o Paraná deve colher neste ano cerca de 2,6 milhões de toneladas de trigo nesta temporada. A área de plantio foi menor, mesmo assim a safra deve ser maior em 2025.

Aqui na região Oeste, a área plantada diminuiu 15%, mesmo assim a produção deve ser maior. Enquanto em 2024 foram colhidas 40 sacas por hectare, em 2025 deve atingir 51 sacas por hectare.

O aumento da safra, seria um bom motivo para o agricultor comemorar, se não fossem os preços que estão baixos e preocupam os agricultores. Em outubro de 2024 a saca era vendida a R$80, em outubro de 2025, R$68.

A expectativa agora está na safra da soja, porém, as baixas temperaturas chegaram de forma inesperada e pegaram os agricultores de surpresa. Aqui na Região Oeste, 68% das áreas já foram semeadas. As lavouras estão na fase inicial de desenvolvimento, um período considerado decisivo para garantir boa produtividade.

Confira os detalhes no vídeo:


Reportagem por Déborah Evangelista | Jornal da Catve

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro