Catve
Servidores da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) estão na região para orientar os produtores sobre a disseminação da raiva bovina. Nesta quinta-feira (2), um encontro regional repassa orientações sobre os cuidados para prevenir a doença e lembrar da obrigatoriedade da vacinação.
A preocupação com os casos de raiva bovina na região Oeste mobilizou a Adapar nos últimos dias. Depois de visitas a propriedades, o trabalho de conscientização reuniu servidores e produtores no auditório da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).
O Chefe do Departamento de Laboratórios da Adapar, Rubens Chaguri, mostrou na palestra dele que 398 já foram notificados no Paraná. Sendo que 202 amostras deram positivo para raiva. Ele explica que, em caso de suspeita, a notificação é obrigatória.
Mais da metade dos casos confirmados estão nas regiões Oeste e Sudoeste. Agressividade, isolamento, salivação excessiva e sinais de paralisia, como tremores ou dificuldade em andar, são sintomas da raiva em animais. A Adapar orienta a não manipular o animal com suspeita da doença.
Com a pulverização dos focos, a vacinação contra a raiva se tornou obrigatória em 30 cidades das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, incluindo Cascavel.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Deivid Souza | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642