Portal Agro

Lideranças do setor avícola acreditam que Brasil está preparado para possíveis focos de gripe aviária

Primeiro foco em granja comercial foi detectado no Rio Grande do Sul


Imagem de Capa

O Governo Federal tem expectativas positivas para o combate à gripe aviária no Brasil e acredita que, dentro de 30 dias, a situação estará controlada.

A notícia foi comunicada na quinta-feira (15) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, após um caso de influenza aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.

Primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil é detectado no RS

Segundo lideranças do setor, o país já estava preparado para qualquer possível foco do vírus. Segundo o presidente Sindiavipar, Roberto Kaefer, as empresas, em conjunto com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), vêm trabalhando desde 2023 com o acordo sanitário comercial.

Milhões de ovos de matrizes, que vinham do Rio Grande do Sul para o Paraná, foram descartados após rastreamento relacionado à gripe aviária. Paraná finaliza descarte de 10 milhões de ovos após rastreamento ligado à gripe aviária

No Paraná, a preocupação é grande, já que 34% da carne de frango vendida para o exterior saem das granjas do estado. Além disso, o maior rebanho de galináceos do país está localizado em Cascavel, cidade que lidera o ranking nacional desde 2021, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confira mais detalhes no vídeo:


Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro