Cotidiano

Alunos da rede municipal de Cascavel se formam no programa Patrulha Amiga

Iniciativa voltada à cidadania e à prevenção às drogas já atendeu cerca de 50 mil estudantes desde 2018


Imagem de Capa

Uma tarde marcada por emoção e aprendizado. Alunos de escolas municipais de Cascavel receberam, nesta semana, o certificado de formatura do programa Patrulha Amiga, iniciativa voltada à prevenção e conscientização sobre os riscos do uso de drogas lícitas e ilícitas. O trabalho é direcionado a estudantes do quinto ano do ensino fundamental.

Criado em 2018, o programa já alcançou quase 50 mil alunos e é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Segurança Pública e a especializada de Cidadania, Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas. Antes da entrega dos certificados, os estudantes participaram do juramento. Ao todo, 220 alunos de quatro escolas municipais se formaram na solenidade.

"É uma base muito importante, principalmente porque eles estão no quinto ano e, no próximo, vão para o sexto, mudando de escola e convivendo com alunos mais velhos. É uma formação preventiva, que busca orientar, alertar e evitar o contato com as drogas e a violência", destacou a secretária de Educação de Cascavel, Márcia Baldini.

As aulas do Patrulha Amiga são ministradas por guardas municipais capacitados, que seguem um cronograma pedagógico específico.

"Os agentes passam por treinamentos, se dedicam às atividades e seguem um calendário pedagógico estruturado para cumprir essa missão", explicou Bráulio Pereira Alves, gerente de divisão da Guarda Municipal.

O evento também marcou a apresentação de uma novidade: a partir do próximo ano, o programa contará com o mascote Teiko, criado para reforçar, de forma lúdica, as mensagens do projeto e aproximar ainda mais os estudantes das ações educativas.

"Aprendi a dizer não às drogas, a rejeitar as drogas para o nosso bem e para a nossa saúde", contou o estudante Arthur Brito.

Para a Guarda Municipal, o balanço da iniciativa é positivo.

"Quando se fala em segurança pública, muitas vezes se pensa apenas no combate ao crime. Mas mais importante do que isso é evitar que essas crianças se percam para a criminalidade", finalizou Bráulio.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano