Contribuintes de Toledo têm até o próximo dia 30 para se cadastrar na Campanha Legal 2025, iniciativa que incentiva a destinação de parte do Imposto de Renda para projetos sociais que atendem crianças e adolescentes no município.
A campanha permite que pessoas físicas destinem até 6% do imposto devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sem custo adicional. O valor, que normalmente seria repassado à Receita Federal, permanece no município e é utilizado no financiamento de projetos sociais.
"Se uma pessoa tem mil reais de imposto a pagar e destina 60 reais agora, ela paga 940 reais para a Receita Federal e esses 60 reais ficam aqui na cidade. É uma forma de ajudar sem tirar dinheiro do próprio bolso e beneficiar mais de mil crianças e adolescentes", explica o contador Ivo Destefeni.
A destinação é feita durante a declaração do Imposto de Renda e segue critérios definidos pela legislação federal. Em Toledo, o valor destinado não é considerado doação direta a uma instituição específica.
"O contribuinte paga esse valor por meio de um boleto até o último dia útil do ano, e o recurso vai para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O conselho faz a gestão e o repasse por meio de projetos, de forma proporcional ao número de crianças atendidas. Não é possível escolher a entidade", destaca o contador.
Atualmente, seis instituições são beneficiadas pela Campanha Legal em Toledo. Para essas entidades, o recurso é fundamental para a manutenção dos atendimentos.
"Hoje, para a Casa de Maria, que atende 450 crianças, esse recurso representa cerca de 35% da arrecadação anual. É um valor muito significativo, utilizado principalmente para recursos humanos e manutenção da estrutura", afirma o padre Hélio José Bamberg, presidente do Centro Assistencial da Diocese de Toledo.
A diretora da Escola Betesda, Yorrana Lopes, também ressalta a importância da campanha.
"Esse apoio ajuda a tirar crianças de situações de vulnerabilidade. Elas são acolhidas, recebem alimentação adequada, ensino, esporte e cuidado. Todo recurso faz muita diferença para o nosso trabalho", conclui.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Carol Barufatti | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642