Simepar
O tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na última sexta-feira (7), foi classificado como F-3 na Escala Fujita, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
A gerente de Meteorologia do Simepar, Sheila Paz, explicou que, inicialmente, o fenômeno havia sido classificado como F-2, com potencial para F-3. Após análises detalhadas realizadas na manhã deste sábado (8), os técnicos identificaram ventos de aproximadamente 250 km/h, confirmando a categoria F-3, que representa alta intensidade e grande poder destrutivo.
O Simepar segue realizando o monitoramento meteorológico em todo o Estado.
Destruição em Rio Bonito do Iguaçu
O tornado de categoria F-3 deixou um rastro de destruição no município. Casas e estabelecimentos foram destruídos, árvores foram arrancadas e centenas de famílias ficaram desabrigadas.
De acordo com as autoridades, seis mortes foram confirmadas e há diversos feridos. Boa parte da cidade foi afetada pela força dos ventos.
Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes e está localizada a 380 km de Curitiba e 161 km de Cascavel, na região Centro-Sul do Paraná.
Kariny Camilo sob a supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642