Imagem: AEN-PR
O Paraná recebeu fortes temporais no último fim de semana e dezenas de cidades registraram estragos em casas, prédios públicos e estradas. Para ajudar os municípios, o governo do Estado liberou nesta segunda-feira (3) R$ 50 milhões do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap).
A verba será usada para ações emergenciais, como compra de óleo diesel para máquinas, limpeza de ruas, abastecimento de caminhões-pipa e reparos em estradas rurais. As medidas vão focar nos 38 municípios mais atingidos, sendo que 13 já pediram a declaração de situação de emergência, que agiliza o acesso a recursos e permite contratações rápidas de obras e serviços essenciais.
Além do Fecap, famílias que tiveram casas danificadas poderão acessar uma linha de crédito a juro zero, de até R$ 10 mil, pela Fomento Paraná. Empresas afetadas terão apoio do BRDE para reconstrução de barracões, reposição de maquinário e retomada das atividades.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) vai disponibilizar cerca de 20 máquinas e operadores para recuperar vias e pontes. A Secretaria de Infraestrutura e Logística também liberou recursos para reconstrução de pontes, bueiros e pontilhões danificados.
Mais de 32 mil pessoas foram afetadas pelos temporais. Entre elas, 284 estão desabrigadas em abrigos públicos e 3.968 desalojadas, hospedadas em casas de familiares ou amigos. As chuvas atingiram praticamente todas as regiões do Paraná, com maior intensidade no Norte, Noroeste e Oeste. Em Santa Helena, o acumulado de chuva chegou a 138,6 mm. Granizo foi registrado em Jandaia do Sul e ventos de até 95 km/h em Cornélio Procópio.
A Copel trabalha para restabelecer o fornecimento de energia elétrica. Durante o pico dos temporais, cerca de 59 mil domicílios ficaram sem energia. Na manhã desta segunda, 34,7 mil ainda estavam desligados, com 2,8 mil frentes de serviço em andamento. Seis torres de alta tensão caíram, subestações foram danificadas e mais de 115 postes precisaram ser substituídos.
A Defesa Civil começou a enviar ajuda humanitária no domingo, incluindo telhas, colchões, lonas, kits de higiene e limpeza e cestas básicas. O órgão mantém estoque de 100 mil telhas para atendimento emergencial das famílias.
Moradores que ainda estiverem sem energia podem comunicar o problema pelo aplicativo da Copel, site ou WhatsApp (41) 3013-8973.
Bruna Guzzo | Catve.com com AEN-PR
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642