O tombamento de um guindaste durante a instalação da árvore de Natal de 2025 no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus, resultou na morte do trabalhador Antônio Paulo Rodrigues de Souza, de 40 anos, e deixou outro funcionário ferido. A estrutura desabou enquanto era montada, e um vídeo registrado por testemunhas mostra o momento em que o equipamento perde estabilidade, cai para o lado e derruba parte da árvore, atingindo os operários.
As duas vítimas, Antônio Paulo e Henes Libório Ramos, 47, atuavam para uma empresa contratada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa para realizar a decoração natalina do espaço em frente ao Teatro Amazonas. O acidente ocorreu por volta das 10h, quando o guindaste cedeu e levou parte da estrutura metálica ao chão.
Antônio Paulo não resistiu aos ferimentos. O laudo de necropsia do Instituto Médico Legal apontou edema cerebral, hemorragia craniana e traumatismo craniano provocados pela queda de altura durante o tombamento. Henes sofreu fratura em uma das pernas e permanece internado.
O operador do guindaste, identificado como Antônio Benjamin, pulou da cabine para se salvar no momento em que o equipamento começou a tombar. Segundo a Polícia Civil, ele estava afastado pelo INSS e recebia auxílio-doença, mas mesmo assim foi contratado pela empresa apenas para trabalhar por uma diária. Após o acidente, o operador foi preso, conforme informou o delegado Marcelo Martins, do 24º Distrito Integrado de Polícia.
Gabi Lira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642