Cotidiano

"Visão distorcida da educação especial", afirma governador sobre novo decreto de inclusão escolar

Texto prevê que alunos das APAEs sejam atendidos em escolas regulares


Nesta terça-feira (28), durante a AveSui, feira internacional que reúne especialistas dos setores de aves, suínos e peixes, realizada em Cascavel, o governador do Paraná, Ratinho Junior, criticou o novo decreto federal sobre a inclusão de estudantes com deficiência nas escolas regulares.

"A gente lamenta muito esse tipo de visão distorcida da educação especial. O Paraná é o Estado que mais investe em educação especial com as nossas APAES. Nós investimos meio bilhão por ano nas escolas especiais", afirmou o governador.

Ratinho Junior destacou que, pela primeira vez na história do Estado, o governo está construindo escolas específicas para as APAEs. Ao todo, são 20 unidades em obras em diferentes cidades do Paraná, algumas delas com apoio da Assembleia Legislativa.

O texto publicado pelo governo federal define diretrizes para a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva, prevendo o atendimento de alunos em escolas regulares e em instituições sem fins lucrativos. No entanto, para as APAEs, o decreto levanta dúvidas sobre como essa transição será colocada em prática.

"Esse decreto que o governo federal fez é lamentável, nos entristece e nós vamos lutar em defesa das APAES para que esse decreto não seja colocado em vigor e deixe as APAES poderem fazer o seu trabalho", destacou Ratinho Junior.

Em Cascavel, a APAE atende cerca de 520 alunos, desde bebês com apenas quatro meses até adultos com mais de 60 anos.

Confira mais detalhes no vídeo:


PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano