Cotidiano

Amigos e familiares se despedem de Ibrahim Faiad

Velório é realizado nesta quarta-feira (15)


Cascavel perdeu uma das personalidades mais marcantes da história do agronegócio e da vida pública do Paraná. Morreu nesta terça-feira (14), aos 87 anos, o produtor rural Ibrahim Faiad, que estava internado há cerca de 3 semanas no Hospital São Lucas. Há alguns anos ele fazia tratamento contra o câncer de pulmão. 

Nascido em 1938, em Wenceslau Braz, filho de imigrantes libaneses, construiu uma trajetória marcada pela ética e pelo compromisso com o desenvolvimento. Casado há mais de 50 anos com Sueli Sossella Faiad, iniciou a carreira aos 15 anos no antigo Banco Bamerindus, onde trabalhou por mais de três décadas.

Após se aposentar, se mudou para a Fazenda Iguaçu, em Céu Azul, e passou a se dedicar ao agronegócio. Mais do que um nome forte no agronegócio, Ibrahim Faiad foi uma liderança que ajudou a construir pontes entre campo, indústria e vida pública. Ele marcou a história de Cascavel e do Paraná.

Ibrahim Faiad teve papel decisivo na história da Coopavel, foi vice-presidente, presidiu a cooperativa de 1989 a 1996 e, atualmente, integrava o conselho de administração. Também foi conselheiro da Sociedade Rural do Oeste do Paraná e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

"Ibrahim Faiad foi um homem que está deixando um legado de compreensão, de associativismo, e um legado muito grande de aconselhar e brigar pelo Oeste do Paraná. Se despede de um pai ", completou Dilvo Grolli, presidente da Coopavel e amigo de Ibrahim.

Na esfera pública, atuou em Brasília como Secretário Nacional de Política Agrícola e foi chefe de gabinete do ex-governador Jaime Lerner. Pelo legado construído ao longo de décadas, recebeu homenagens foi cidadão benemérito do Paraná e cidadão honorário de Cascavel. 

Ibrahim Faiad cultivou uma amizade sólida e de longa data com seu Assis Gurgacz, marcada por respeito, confiança e admiração. Para Assis, Ibrahim é insubstituível e esta é a perda de um grande líder.

Em 2024, Ibrahim Faiad foi homenageado na 4ª edição do City Farm Fag em Cascavel. A Catve fez um vídeo em homenagem a essa personalidade tão importante. 

O governador Ratinho Júnior, lamentou a morte de Ibrahim Faiad e escreveu que ele foi um homem que me ajudou muito no início da minha trajetória política.

A prefeitura de Cascavel, manifestou pesar em nota oficial, destacando a importância de Ibrahim para o desenvolvimento da cidade e do Estado e que seu legado será lembrado com carinho. 

A Sociedade Rural do Oeste do Paraná também lamentou profundamente o falecimento do ex-conselheiro. 

Na nota de pesar, reforçou que é considerada uma pessoa visionária e entusiasta do agronegócio, que contribuiu para o desenvolvimento da agropecuária paranaense e o seu legado será perpetuado pelas próximas gerações.

O Centro Universitário FAG lamenta profundamente o falecimento de Ibrahim Faiad, referência no agronegócio e personalidade que marcou a história do setor produtivo no Paraná e no Brasil.

Com uma trajetória pautada pela ética, pela inovação e pelo comprometimento com o desenvolvimento, Ibrahim Faiad inspirou gerações de produtores, empresários e profissionais que acreditam no potencial transformador do campo.

Para o Sistema FAEP, Ibrahim foi um defensor incansável do setor rural, tanto em âmbito estadual como a nível federal, e deixa um legado imensurável e sempre será uma inspiração para todos nós. 

Para a família e para os amigos, Ibrahim Faiad sempre será exemplo de trabalho, generosidade e dedicação, legado que sempre servirá de inspiração. O velório de Ibrahim Faiad é realizado no cemitério Jardins e a cremação está prevista para às 17h.

Confira os detalhes no vídeo:

Reportagem Déborah Evangelista | CATVE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano