Cotidiano

Manifestação em Cascavel alerta sobre uso indevido de vagas para pessoas com deficiência

Ação da Transitar reforça importância do respeito e empatia no trânsito durante a Semana Nacional do Trânsito


Imagem de Capa

"Foi só um minutinho" ou "meu parente tem deficiência, mas não está comigo agora" são algumas das justificativas mais comuns ouvidas por quem fiscaliza o uso irregular das vagas reservadas a pessoas com deficiência. Para chamar a atenção da população sobre a importância do respeito a esse direito, a Transitar promoveu uma manifestação nesta sexta-feira (19), no centro de Cascavel.

A ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito, que segue até o dia 25 de setembro com diversas atividades voltadas à educação e conscientização no trânsito.

De acordo com a Transitar, mais de 100 infrações já foram registradas em 2025 por uso irregular dessas vagas exclusivas.

"O objetivo aqui é o respeito e a empatia com a pessoa com deficiência. Essas vagas são maiores, têm acesso diferenciado, muitas vezes para quem usa cadeira de rodas ou muletas. E o que mais ouvimos são desculpas. Mas cada um tem que ocupar a sua vaga. Não é só uma questão de regra, é de respeito humano", afirma Luciane de Moura, coordenadora de Educação no Trânsito da Transitar.

A manifestação expôs justamente essas desculpas comuns, de forma simbólica, para mostrar que elas não justificam a infração, e nem o desrespeito.

Giovane Gregório, membro da ADEFICA (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel), relatou as dificuldades enfrentadas no dia a dia por quem realmente precisa dessas vagas.

"A gente chega no centro, vê várias vagas, mas quase sempre estão ocupadas por quem não tem direito. As pessoas acham cômodo, param rapidinho, dizem que não vão demorar. Mas essa vaga é vital pra quem tem deficiência. Nem sempre é cadeirante, pode ser alguém com dificuldade de mobilidade, que precisa de mais espaço. E quando ocupam indevidamente, estão tirando esse direito."

A população também pode denunciar o uso irregular dessas vagas, acionando os canais da Transitar.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Diego Hellstrom | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano