A Prova Cascavel começou a ser aplicada nesta terça-feira (09) para alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental da rede municipal. O exame foi desenvolvido pelos próprios servidores da Educação como instrumento de monitoramento da aprendizagem e já tem mostrado resultados positivos.
De acordo com a secretária de Educação, Márcia Baldini, os dados obtidos ajudam a verificar o desempenho em língua portuguesa, matemática e alfabetização, além de impactarem diretamente no financiamento da área.
"Essas avaliações têm um significado muito grande. Em primeiro lugar, mostram se nossos alunos estão aprendendo. Em segundo, estão relacionadas ao financiamento da educação. O resultado do IDEB define se Cascavel recebe complementação de recursos, e a Prova Paraná influencia no adicional do ICMS Educação, que pode chegar a R$ 20 milhões por ano", explicou.
Na semana passada, mais de 3,3 mil estudantes do 5º ano realizaram a prova. O resultado apontou um avanço médio de 0,75 ponto em relação às etapas anteriores: 178 alunos deixaram o nível insuficiente e 540 alcançaram o nível avançado de proficiência.
"A primeira etapa, em março, teve média de 6,05. No meio do ano, subiu para 6,94. Agora, no fim de agosto, alcançamos 7,96. Foi um crescimento considerável, principalmente em língua portuguesa", destacou Baldini.
O levantamento mostrou que 56 escolas, o equivalente a 89% da rede municipal, apresentaram evolução nas notas. Entre os destaques, está a Escola Aloys João Mann, no bairro Canceli, onde os estudantes do 5º ano ampliaram significativamente o desempenho.
"Nós estamos nos preparando para manter e elevar ainda mais a média, tanto para a Prova do IDEB quanto para a Prova Paraná", disse a professora Claudinéia de Oliveira.
Os alunos também relatam o esforço para alcançar bons resultados. "Todo mundo aqui do 5º ano está se dedicando ao máximo. Está dando resultado e estamos conseguindo melhorar", contou a estudante Júlia Noemi.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Diego Hellstrom | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642