Cotidiano

Moradores do Caravelle discutem implantação de projeto piloto de monitoramento

Proposta prevê 16 totens com mais de 80 câmeras de alta resolução para reforçar a segurança no bairro


Imagem de Capa

A Associação de Moradores do Bairro Caravelle, na Região do Lago em Cascavel, realizou nesta terça-feira (2) uma reunião para discutir a implantação de um projeto piloto de monitoramento eletrônico com câmeras de inteligência artificial. A proposta busca aumentar a segurança local e transformar o bairro em referência de proteção comunitária.

O mapeamento realizado indica a necessidade de instalar 16 totens equipados com mais de 80 câmeras de alta resolução e reconhecimento facial, distribuídos nas entradas e saídas do bairro. O sistema seria integrado às forças de segurança e acionaria alertas em caso de movimentações suspeitas.

O Caravelle tem aproximadamente 900 terrenos e 2.400 moradores. Para viabilizar a iniciativa, os próprios residentes estão avaliando a contribuição única de cerca de R$ 278 por residência, valor que incluiria a compra, instalação e manutenção dos equipamentos, além de menos de R$ 4 por mês para custear a internet e manutenção dos equipamentos.


Segundo a proposta, além de ampliar a sensação de segurança, o projeto poderia servir como modelo a ser replicado em outros bairros de Cascavel e até em cidades vizinhas.

A reunião desta terça-feira teve como objetivo ouvir a comunidade e decidir pela aprovação ou não do projeto, que vem sendo defendido por moradores após episódios recorrentes de insegurança no bairro.

Diego Hellstrom/Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano