Nesta quarta-feira (20), a rodada de oitivas da CPI que investiga casos de abuso em Cmei de Cascavel foi longa. Nove pessoas foram ouvidas na Câmara de Vereadores.
Durante a manhã foram Kátia Simone Vermut, Márcia Baldini, Joselene Nunes Ruiz e Maxwell Schmidt. Já à tarde Cletírio Feisler, Clarimaria Soares, Elane Cristina Santos Folador, Karen Glayce prestaram depoimentos e a secretária Marcia Baldini participou de uma acareação.
O Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Everton Guimarães, participou do Programa EPC e trouxe detalhes sobre a análise da comissão a respeito dos relatos.
Ele disse que a servidora, Presidente do primeiro processo administrativo, Kátia Simone Vermut, foi negligente. Ela recebeu o processo, colocou na gaveta e seguiu prorrogando prazos.
"Ela me diz: eu não sabia da gravidade. Mas quando você recebe uma denúncia dessa, é para saltar teus olhos e tomar uma atitude", ressaltou o Presidente.
Já sobre o depoimento da Secretária de Educação Márcia Baldini, Everton reforça que ela poderia ter tomado uma atitude antes, mas não tomou.
"Quatro coisas: poderia ter colocado o agente de apoio à disposição do RH. Poderia ter pedido o afastamento do agente acusado de abuso. Poderia ter transferido ele para trabalhar dentro da SEMED. E poderia averiguar se ele estava mesmo fora da sala de aula", destacou.
Já sobre a segunda parte das oitivas, durante a tarde, Everton diz que o até agora, o que se vê, é que houve falha. Negligência das partes envolvidas na situação.
Ele reforçou a fala da assistente social, Karen Glayce, que afirmou que o Conselho Tutelar não foi informado de toda a situação.
O Presidente ainda disse que, nada que está no processo pode ser trazido a público, mas que os relatos das crianças são fortes.
Agora, os membros da comissão vão analisar os depoimentos. Novas pessoas já foram convocadas para serem ouvidas na CPI nos próximos dias e o Presidente ainda afirmou que os membros vão analisar a possível convocação do ex-prefeito, Leonaldo Paranhos, que é um pedido das mães das crianças vítimas do agente apoio.
Confira os detalhes no vídeo:
EPC (Esporte Política e Cidadania)
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642