Cotidiano

Quase 30 mil empresas do Simples Nacional no Paraná estão com pendências

Em Cascavel, cerca de mil negócios foram notificados e podem ser excluídos do regime em 2026


Imagem de Capa

A Receita Estadual notificou mais de 28 mil empresas do Simples Nacional no Paraná por dívidas de impostos estaduais, como IPVA, ICMS, dívida ativa e termos de parcelamento. O Estado conta com cerca de 300 mil empresas enquadradas nesse regime, e quase 10% delas correm o risco de exclusão.

Em Cascavel, quase mil empresas foram notificadas. A dívida total no Estado ultrapassa R$ 130 milhões; só no município, o valor chega a R$ 4,38 milhões.

Segundo o delegado da Receita Estadual em Cascavel, James Vanin de Andrade, muitos empresários não percebem que pendências fora da atividade comercial também afetam o Simples.

"É comum o empresário ter débito de IPVA de um veículo e pensar que isso não interfere no Simples. Mas essa dívida também pode acarretar exclusão. Por isso, é importante entrar no portal e verificar a natureza e o valor do débito, além de contestá-lo, se for o caso", explicou.

O Simples Nacional foi criado para facilitar a vida de micro e pequenas empresas, reduzindo burocracia e obrigações tributárias. Caso as pendências não sejam quitadas no prazo de 90 dias, as empresas notificadas poderão ser excluídas do regime a partir de 1º de janeiro de 2026.

"Basta acessar o portal do Simples Nacional, com login e senha, verificar a dívida e regularizar no prazo. Se não pagar, a empresa é retirada do regime e passa ao modelo normal, mais oneroso, sem perder a dívida já existente. Recomendamos que os empresários busquem resolver essa situação o quanto antes", reforçou James.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano