Catve
Censo de população em situação de rua é realizado pela primeira vez em Foz do Iguaçu. A ação começou nesta terça-feira (19) e termina no dia 25 de agosto.
A equipe conta com cerca de 50 pessoas que passaram por uma capacitação. As pessoas já estão em várias regiões da cidade fazendo um questionário para a população em situação de rua.
Todas as informações são levadas para um aplicativo que foi desenvolvido especialmente para esta finalidade.
O Secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Alex Thomazi, explicou que a ação é liderada pela Secretaria de Assistência Social e que integra várias outras secretarias.
Atualmente informações oficiais são baseadas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, que registra entre 964 e 1.060 pessoas em situação de rua em Foz do Iguaçu.
O município acredita que os dados estão defasados, já que o cadastro pode ser atualizado a cada dois anos e nem sempre reflete a situação atual.
O levantamento permitirá ainda verificar a rotatividade dessa população, que pode incluir pessoas que circulam entre diferentes municípios.
Com a finalização do censo, prevista para o fim de agosto, a prefeitura espera ter um diagnóstico detalhado da população em situação de rua, servindo de base para políticas públicas mais direcionadas e eficazes. "Este será um passo fundamental para garantir que o atendimento seja cada vez mais qualificado e adaptado às necessidades reais de quem vive nas ruas", afirma o secretário de Assistência Social, Alex Thomazi.
Reportagem Renan Gouvêa | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642