Cotidiano

Segundo dia de operação em Cascavel segue na tentativa de encontrar onça-parda

Outros animais foram vistos durante busca noturna


Imagem de Capa

Seguem as tentativas de localizar a onça-parda em Cascavel, flagrada nesta segunda-feira (18) na região do bairro Tropical. O animal chegou a circular nas dependências da Apae e foi filmado pelo circuito de segurança. Apesar do trabalho intenso, o felino ainda não foi encontrado.

Imagens do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar mostram a movimentação de dois servidores e um animal correndo no meio da mata. A procura era pela onça, mas o registro era, na verdade, de uma capivara. Outros animais também foram vistos durante a busca noturna, que contou com o apoio do helicóptero Falcão 12, mas nenhum sinal da onça.

Enquanto ela não aparece, cresce o receio dos moradores. Nadir, que vive na Comunidade Barro Preto, próxima à BR-467, é vizinha de uma propriedade que teve animais possivelmente atacados por uma onça.

Seu José também mora na comunidade, próxima a uma área de mata entre a estação de tratamento da Sanepar e a BR-467. A onça ele ainda não viu, mas acredita que esteja rondando a região.

Já o caseiro de uma chácara próxima, Odair José, contou que cinco porcos foram atacados. Segundo ele, em um período de 30 dias, os animais foram desaparecendo um a um. Odair disse ainda que uma pessoa da família conseguiu ver a onça.

O felino foi registrado pela primeira vez por volta das 2h30 na Rua São José, no Tropical. Depois, por volta das 4h, foi flagrado chegando à Apae. Mais tarde, às 6h30, o caseiro se deparou com a onça no saguão do refeitório da escola. Já perto das 8h, ela foi vista tentando entrar em uma área de mata na Rua dos Tamarindos.

Além das buscas por terra, o helicóptero da PM segue nesta terça-feira (19) dando apoio às autoridades ambientais. O IAT avalia os corredores ecológicos e instala armadilhas fotográficas. Também serão repassadas orientações aos moradores que mantêm animais próximos às áreas de mata.

O médico veterinário do IAT, Vinicius Goes, explicou à reportagem que não há tendência de onças atacarem animais domésticos, mas, na região de Cascavel, ainda há criações de ovelhas e porcos, o que pode atrair o felino.

Durante as buscas, um quati foi flagrado se deslocando para outro corredor verde. O animal apresentava ferimentos na altura do peito.

As buscas seguem em andamento.

Dentro da APAE 


Reportagem por Deivid Souza | Jornal da Catve

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano