Moradores do bairro Country, em Cascavel, estão enfrentando um problema persistente: a infestação de formigas cortadeiras. A situação, relatada ao EPC, afeta principalmente quem vive próximo ao Parque Vitória, área de preservação ambiental.
A dona de casa Iracema Lira e o marido, Evandro, dizem que não sabem mais como lidar com o problema. "Pode limpar o pátio todo dia, toda manhã amanhece cheio de folha novamente, porque elas derrubam mesmo. Trabalham bastante. Enquanto a gente dorme, elas trabalham. O que mais me chateou foi a horta, porque sempre tivemos nossas verduras e agora, pelo que vejo, não vamos mais ter couve ou outros pés, porque elas resolveram dividir com a gente", lamenta Iracema.
Segundo ela, o problema vem do terreno vizinho ao parque. O coordenador da Defesa Civil de Cascavel, Nei Haveroth, visitou o casal e explicou que o controle deve ser feito com produtos autorizados e aplicação orientada por técnicos. "Cabe ao poder público agir nos espaços públicos, mas o proprietário deve buscar uma casa veterinária ou agropecuária para adquirir o produto adequado e aplicá-lo. Não é possível exterminar as formigas, mas sim reduzir o impacto que causam, pois elas podem até comprometer edificações e árvores", disse.
Haveroth destaca que os formigueiros podem ter ninhos a até 200 metros de distância da entrada visível e atingir profundidades de até cinco metros. Em Cascavel, há uma lei municipal que regula o controle dessas pragas em áreas públicas.
O coordenador explica que produtos granulados ajudam a migrar as formigas para outros pontos da natureza. "O formigueiro se alimenta o ano todo. Cada espécie tem seu período de maior atividade, algumas durante o dia e outras à noite. O granulado é levado pelas formigas ao ninho, contamina o alimento e as leva a abandoná-lo", conclui.
Confira detalhes no vídeo acima:
Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642