Moradores do bairro 14 de Novembro, na região sul de Cascavel, convivem diariamente com a poeira causada por um trecho de cerca de 200 metros sem asfalto na Estrada da Pedreira.
"A casa nunca fica limpa e até respirar fica difícil", relata a massoterapeuta Neila Scheer, que mora no local há mais de um ano. Ela conta que a filha, de seis anos, sofre com alergia à poeira, o que torna a rotina ainda mais complicada.
"Desde que nos mudamos, já tentamos todos os tipos de antialérgicos, mas o organismo acaba se acostumando e o efeito diminui. Por isso preciso limpar a casa diariamente, às vezes até mais de uma vez por dia", afirma.
Para tentar reduzir o problema, moradores instalaram quebra-molas improvisados e colocaram placas pedindo aos motoristas que respeitem o limite de 30 km/h ou utilizem a rua paralela, que é asfaltada.
"Vivemos praticamente como prisioneiros, sempre com as janelas e cortinas fechadas por causa da poeira", desabafa Neila.
O incômodo é ainda maior nos horários de pico, quando o fluxo de veículos aumenta. Os moradores cobram providências do poder público e pedem que o trecho seja asfaltado.
Em nota, o Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC) informou que o local não foi pavimentado por se tratar de "meia rua" e que não há projeto em andamento para a obra. Segundo o órgão, seria necessária a desapropriação da área em frente ao loteamento para completar a via, ou então aguardar que o proprietário da chácara loteie o terreno, o que o obrigaria a concluir a caixa da rua e realizar a pavimentação.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642