Cotidiano

Quase 300 ambulantes possuem alvarás ativos para comercializar produtos em Cascavel

Em quase 50 dias, foram emitidas em torno de 30 autorizações e mais de 80 estão sob análise


Imagem de Capa

JC

Há quase 10 anos, o dia de uma dupla no centro começa assim: organizando a mercadoria e se preparando para mais um dia de vendas. Juracir Tenório Vila Nova é pernambucano, de 70 anos. Izzaura Cabral da Silva é mineira, de 63 anos. Além da dedicação e da animação, eles trabalham seguros, com tranquilidade, dentro do que exige a lei.

Em junho deste ano, já haviam sido entregues 56 alvarás para vendedores ambulantes, mas o número de pessoas autorizadas a atuar na cidade neste tipo de comércio móvel. Atualmente, em Cascavel, são 273 alvarás ativos. Só de 25 de junho a 12 de agosto, foram emitidas 32 novas autorizações. Até junho, 64 ambulantes atuavam com isenção de taxas. Na cidade, são 81 isentos.

A isenção é concedida às mulheres acima de 55 anos e aos homens acima de 60 anos que não tenham nenhuma comprovação de renda, como carteira assinada ou outro contrato de trabalho formal. 

Um dos modelos de comércio ambulante em Cascavel é esse: o Bike Legal, implantado para padronizar o comércio ambulante na região da Avenida Brasil. Um programa específico direcionado a vendedores que atuam há mais de 4 anos na cidade. 

O processo de regularização do comércio móvel é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Finanças. Após o envio do requerimento, a prefeitura vai informar o valor das taxas que variam do modal de venda, tipo de produto, uso de área e custos administrativos.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico fica na rua Fortunato Bebber, nº 987, esquina com Av. Rocha Pombo, no bairro Pacaembu. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp 3902-1358.

Confira os detalhes no vídeo acima:

Reportagem de Patrícia Cabral | JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano