Cotidiano

Jovem de 13 anos é salvo após engasgamento em Fortaleza

Silas, de 14 anos, salvou o primo Igor, aplicando a manobra de Heimlich após engasgo com leite e flocos


Imagem de Capa

Um momento de descontração entre primos terminou em susto na noite de quinta-feira (7), no bairro Guararapes, em Fortaleza. Igor Vasconcelos, de 13 anos, conversava e ria com o primo Silas, de 14, na sala de um apartamento, quando se engasgou com uma mistura de leite, achocolatado e flocos crocantes.

Pouco depois do jantar, Igor chegou à cozinha tossindo forte e com dificuldade para respirar, dirigindo-se à pia, onde a tia fazia a limpeza. Ao perceber a situação, ela tentou ajudá-lo dando tapas nas costas e pedindo que levantasse os braços, enquanto orientava o filho a buscar ajuda com um vizinho.

Foi então que Silas entrou em ação e aplicou a manobra de Heimlich, técnica que consiste em compressões abdominais para desobstruir as vias aéreas em casos de engasgo. Imagens captadas pela câmera de segurança da cozinha registraram toda a ação.

Poucos segundos depois, Igor conseguiu expelir parte do líquido ingerido e voltou a respirar normalmente.

Como fazer a manobra de Heimlich em adultos

  • Fique atrás da pessoa e envolva os braços ao redor da cintura dela.
  •  Feche uma das mãos em punho e posicione o polegar contra o abdômen da pessoa, logo acima do umbigo e abaixo das costelas.
  •  Segure o punho com a outra mão para dar mais força.
  • Empurre o punho para dentro e para cima com força, em movimentos rápidos, tentando expulsar o objeto que está bloqueando as vias aéreas.
  • Repita até desobstruir: Continue realizando as compressões até que o objeto seja expelido ou a pessoa consiga respirar ou tossir.

Procure ajuda médica: Mesmo que a pessoa melhore, é importante procurar atendimento médico para avaliação. Ligue para o Samu no 192 ou Corpo de Bombeiros no 193.

Bruna Guzzo | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano