Cotidiano

Toledo é aprovada como sede da fase final dos Jogos Escolares do Paraná

Além disso, Toledo se candidatou a receber em 2027 a fase final dos Jogos da Juventude


Imagem de Capa

"É um consenso de todo corpo técnico que Toledo é uma das principais cidades para se receber um evento desportivo desse tamanho. Não só pela sua capacidade esportiva de infraestrutura com número de ginásios, piscinas, pistas, enfim. Mas pela vontade política. Não adianta sua cidade ter infraestrutura se não tiver vontade política". A avaliação é do diretor de Esportes da Secretaria de Esporte do Paraná (Sees), Cristiano Barros Homem D’El Rei, durante visita na tarde desta quinta-feira (7) ao Gabinete do Prefeito de Toledo, que sedia a fase final dos 71º Jogos Escolares do Paraná (Jeps), categoria 12 a 14 anos - e a cidade, no que depender da equipe técnica da Sees, foi aprovada com louvor.

O diretor foi recebido junto com parte da equipe da Comissão Organizadora pelo prefeito Mario Costenaro, pelo vice Lucio De Marchi e pelo secretário Municipal de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso.

Ainda de acordo com Cristiano, tem que se ter vontade política para realizar um evento deste porte "e aí o prefeito Mário Costenaro tem sido fundamental nesse processo junto com o vice Lucio De Marchi, na liderança e na determinação de que todo o corpo do município entenda a importância de trazer um um evento desse para a cidade", comentou o dirigente.

Avaliação positiva - Cristiano ressaltou que há dois dias do encerramento das competições a avaliação, até agora, "tem sido de gratidão de todas as entidades que compõem essa grande comunidade envolvida na realização desses jogos", disse ele, citando o Governo do Paraná, que se faz presente através da parceria entre a Sees e Secretaria de Estado da Educação (Seed), representada pelos 32 Núcleos Regionais de Educação.

"Saímos extremamente satisfeitos, felizes com o que a gente propiciou para essa garotada. A gente vê no olhar a felicidade de ter oportunidade de estar aqui. Esse é um evento que, somando desde a fase regional, são mais de 2.000 escolas e na fase final com mais de 200 municípios representados, com mais de 730 escolas envolvidas, com mais de 6.000 participantes, mais um corpo técnico das federações esportivas especializadas de quase 450 árbitros. É um volume muito grande", detalhou.

Opinião semelhante tem a coordenadora geral dos 71º Jeps, Márcia Tomadon. "Estamos indo embora felizes da vida, porque a expectativa foi muito superior àquilo que a gente já esperava da cidade de Toledo", afirmou a coordenadora, que completou lembrando que, por conta da estrutura que a cidade tem, sempre se espera uma competição de alto nível, porém, o envolvimento de toda equipe da Prefeitura de Toledo foi um fator surpresa na avaliação da coordenadora.

Novas competições - Tanto Cristiano quanto Márcia destacaram também o empenho da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a liderança do secretário Jozimar Polasso. "Tudo que foi necessário, o Jozimar e sua equipe conseguiram resolver e isso nos anima para as próximas competições estaduais em Toledo", resumiu Cristiano ao citar a fase final dos Jogos Abertos do Paraná, confirmada para a cidade em 2026.

Além disso, Toledo se candidatou a receber em 2027 a fase final dos Jogos da Juventude e em 2028 a fase final dos Jogos Escolares do Paraná categoria 15 a 17 anos. "Tenho certeza que mostramos ao Governo do Estado a capacidade e a vontade que o prefeito Mario Costenaro tem demonstrado em fazer de Toledo a verdadeira capital do esporte do Paraná e temos trabalhado muito neste sentido", afirmou Polasso.

Assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano