Uma nova rota turística está sendo estruturada na região Oeste do Paraná, com a inclusão de Cascavel e mais seis municípios no projeto estadual Caminhos do Peabiru. A iniciativa visa explorar o valor histórico, cultural e turístico do trajeto milenar que, há mais de 3 mil anos, foi utilizado por povos indígenas para cruzar o continente sul-americano, do Oceano Atlântico ao Pacífico.
Cascavel foi escolhida para sediar o treinamento de servidores dos sete municípios envolvidos, que passam a integrar oficialmente a nova rota. No Tupi-Guarani, Peabiru significa "caminho gramado amassado", uma referência às trilhas abertas por indígenas que partiam do litoral de São Paulo, Paraná e Santa Catarina rumo ao Peru, atravessando também o Paraguai e a Bolívia.
De acordo com a coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da Secretaria de Turismo do Paraná, Anna Vargas, o projeto acontece em duas etapas:
"Num primeiro momento, os municípios recebem a fundamentação teórica para a construção da rota. Em seguida, partimos para o desenho e o mapeamento dos pontos de interesse turístico, lugares que resgatam a história e o passado, mas também locais onde o turismo já acontece ou pode ser fomentado", explica.
Embora o trajeto exato percorrido pelos indígenas em Cascavel ainda não seja oficialmente identificado, os primeiros pontos previstos para a rota no município incluem a região de São João do Oeste, nos arredores da Fundetec, e o Centro de Educação Ambiental Suely Marcondes de Moura Festugatto.
Além de Cascavel, fazem parte da rota os municípios de Braganey, Iguatu, Campo Bonito, Boa Vista da Aparecida, Santa Lúcia e Corbélia. Este último foi incluído no projeto neste ano e já iniciou os planos para integrar a rota oficialmente.
"É um momento muito importante para Corbélia. A gente está desenvolvendo trilhas e preparando uma rota oficial do Caminho de Peabiru. Com a parceria com o Governo do Estado, devem vir recursos que impulsionam eventos e o turismo regional. Isso movimenta a economia local, aumenta a procura por hotéis e fortalece o desenvolvimento da cidade", afirma Jackson Vendruscolo, diretor de Turismo de Corbélia.
A proposta é criar uma conexão de leste a oeste entre os municípios, fortalecendo o turismo com propósito, responsabilidade social e foco na sustentabilidade.
Confira detalhes no vídeo acima:
Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642