Dez mil famílias estão inscritas no cadastro da Cohavel, a Companhia de Habitação de Cascavel, à espera da casa própria. A fila é longa, reflexo de um déficit habitacional que, segundo dados do IBGE de 2023, chega a 15 mil moradias no município.
Para reduzir esse número, cerca de 700 novas unidades habitacionais estão em construção em diferentes regiões da cidade, por meio de programas como o Minha Casa, Minha Vida e o Pro Moradia. Um dos empreendimentos é o conjunto Favo de Mel, na região norte, com 117 casas de 41 metros quadrados, contendo dois quartos, sala e cozinha conjugadas e banheiro.
Segundo o presidente da Cohavel, Henrique Milani, há critérios para seleção das famílias:
"Nem todas as famílias inscritas realmente se enquadram nos critérios de necessidade. Conforme os projetos avançam, fazemos uma triagem documental para garantir que os beneficiários sejam, de fato, pessoas que precisam da moradia. O déficit é grande e buscamos constantemente novos programas para ampliar o atendimento."
No Favo de Mel, a prioridade é para moradores da ocupação irregular do Jardim Elissa. As famílias precisam ter renda de até R$ 2.400 e estar em situação de vulnerabilidade. Já no empreendimento Minha Casa, Minha Vida FAR, os critérios mudam: a renda familiar pode ser de até R$ 2.850, e os candidatos não podem ter imóvel em seu nome. A portaria do programa federal exige ainda que 50% das unidades sejam destinadas a beneficiários do Bolsa Família ou do BPC, além de cotas de 3% para idosos e pessoas com deficiência.
Outros projetos estão em andamento ou prestes a iniciar:
Quem se enquadra nos critérios pode se inscrever pelo site da Cohavel (www.cohavel.com.br) ou presencialmente na sede da companhia, na Rua Paraná, 2607, no Centro.
"O importante é manter a inscrição atualizada. Quem não tiver acesso à internet pode ir até a Cohavel que será atendido pessoalmente", orienta Milani.
Confira detalhes no vídeo acima:
Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642