JC
O frio voltou com intensidade nesta sexta-feira (18) em Cascavel, no Oeste do Paraná. Logo cedo, os termômetros marcavam 4°C, mas o vento forte fez a sensação térmica despencar para 1°C. Durante a madrugada, por volta da 1h45, a sensação térmica chegou a -0,3°C em alguns pontos da cidade.
Mesmo sendo inverno, o retorno do frio mais rigoroso surpreendeu após alguns dias de temperaturas mais amenas. No Lago Municipal, o cenário era diferente do habitual: quase ninguém se arriscou nas caminhadas matinais. Apenas os mais corajosos enfrentaram o vento gelado.
Quem precisou sair de casa cedo teve que reforçar os agasalhos. No centro, a cena era típica de inverno: casacos pesados, toucas e roupas quentinhas por todos os lados.
Para quem pensou que o pior do frio já tinha passado, a previsão é outra. "Estamos em um inverno sem El Niño e sem La Niña, o que favorece períodos mais frios", explica o agrometeorologista Reginaldo Ferreira.
E o frio não deve parar por aqui. Segundo o especialista, as próximas semanas ainda reservam manhãs geladas. "Temos mais frio vindo por aí em julho e também em agosto, com possibilidade de geadas", alerta Reginaldo.
Você sabia?
Hoje completa 50 anos de um dos episódios climáticos mais extremos da história do Paraná: a famosa "Geada Negra", registrada em 18 de julho de 1975. O fenômeno foi causado por uma intensa massa de ar polar e provocou prejuízos severos na agricultura do estado.
Confira os detalhes no vídeo acima:
Reportagem de Déborah Evangelista | JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642